( Nona Parte )
O
pensador brasileiro destacou a expansão educacional e a consciência da
importância da formação do professor. O reconhecimento de formação de professores,
para os níveis primário, médio e superior, começava a ser visto como a chave
para a expansão de educação formal enquanto necessidade para o desenvolvimento
econômico, social e político.
Será
o novo professor que irá dar consistência e sentido às tendências de
popularização da educação primária e do primeiro ciclo da escola média; que irá
tornar possível e eficiente o curso de colégio (segundo ciclo da educação
média), com suas preocupações de dar cultura técnica, cultura preparatória ao
ingresso na universidade e cultura geral de natureza predominantemente
científica e que irá preparar a transformação da universidade para as suas
novas funções de introduzir a escola pós-graduada para a formação dos
cientistas e a formação do magistério, tendo em vista as transformações em
curso no sistema escolar, sem esquecer que lhe caberá, inevitavelmente, uma
grande responsabilidade na difusão da nova cultura geral, que a atual fase de conhecimentos
humanos está a exigir (TEIXEIRA, 2007, p.130).
A
atuação política e pedagógica de Anísio Teixeira foi de fundamental importância
para a educação pública em nosso país, fato que se percebe pela sua exaustiva
preocupação com a escola pública de qualidade, a organização e objetivos da
educação infantil até a universidade.
Em
sua trajetória de vida e educação, ficou clara em suas manifestações sua
contrariedade da educação como processo exclusivo de formação de uma elite,
mantendo a grande maioria da população em estado de analfabetismo e ignorância.
Conhecer
o legado deixado pelo educador e pelo pensador é compreender uma fase da educação
brasileira repleta de lutas, debates e transformações, é compreender que a
educação deve ser idealizada e buscar em ações concretas tornar a educação mais
igualitária, justa, democrática, laica e gratuita, porta de entrada para uma
sociedade em que todos tenham seus direitos assegurados.
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