( Sétima Parte )
A
escola popular que se democratizou se mostra deteriorada, do ponto de vista da
limpeza, da higiêne, dos conteúdos culturais e da organização pedagógica. Uma
escola que assistiu aos cortes de pessoal de apoio (inspetores, porteiros,
guardas, merendeiras, auxiliares diversos, e dos técnicos pedagógicos:
supervisores e orientadores). Esta mergulhada na violência das grandes cidades
e onde se reflete a heterogeneidade socioeconômica-cultural da população. Os alunos
e professores não podem estar felizes dentro dela! O que temos diante dos
olhos, é uma escola pública de ensino fundamental para os pobres que abriga
graves problemas de evasão e repetência. Essa não é a escola que a população
desejava para os seus filhos. Essa não é a escola que Anísio Teixeira lutou
para ver concretizada (NUNES, 2000, p.108).
Para
Serpa (2000) o ideal de escola primária pública no Brasil, dentro do pensamento
de Anísio Teixeira, pode ser representado pelo Centro Educacional Carneiro
Ribeiro, de Salvador. Trata-se da Escola-Parque, elaborada por Anísio no tempo
em que foi secretário da Educação e Saúde da capital baiana. Seu sonho era ver
a Escola-Parque difundida por todo o país como uma escola pública de qualidade.
A gestão da educação primária pública deveria ser organizada por conselhos de
educação que se dividiriam nas instâncias: municipal, estadual e nacional. Os conselhos
seriam abertos à participação da comunidade na vida escolar.
O
Centro Educacional Carneiro Ribeiro trazia consigo o ideal deweyano,
interpretado e assimilado por Anísio Teixeira, de reconstrução das escolas. A
importância de uma escola de qualidade era justamente a de que a democracia
está associada a um sistema educativo forte e eficaz. Essa escola pretendia
educar a criança em seus aspectos fundamentais de cultura intelectual, social,
artística e vocacional. Anísio Teixeira usa a expressão, seria a Escola Parque uma
pequenina Universidade infantil. O Centro Educacional Carneiro Ribeiro é a uma
experiência de educação primária integral no Brasil. Aplicavam-se na
Escola-Parque os ideais da Educação Nova, na forma de um novo currículo, um
novo programa e também um novo professor (SERPA, 2000). O ideal de educação
primária pública de qualidade de Anísio Teixeira foi concretizado no Centro
Educacional Carneiro Ribeiro.
Uma
das preocupações de Anísio Teixeira também diz respeito ao ensino médio. Ao
passar para o ensino médio, destaca que a transição da licença de organização,
de programas, de métodos e de escolha de magistério do ensino primário é
substituída pelo formalismo mais estrito e por uma verdadeira inflexibilidade
de organização (TEIXEIRA, 1985, p.394).
Cita
também a distribuição desse ensino em secundário, técnico-industrial, agrícola,
comercial e normal ou pedagógico, e aponta que todos os cursos médios
profissionais são de natureza mais prática do que os dos colégios, tendo, a par
disto, professores de mais baixo preparo que os do secundário, podendo, caso a
maioria dos seus alunos procurem o ensino superior, ser responsáveis pelo fraco
índice de preparo revelado pelos candidatos nos exames vestibulares (TEIXEIRA,
1985, p.395).
Fez parte de seu pensamento
a educação infantil até o ensino superior. Anísio Teixeira (1969, p. 235)
atribuiu quatro funções fundamentais às universidades: 1) Formação
profissional: as universidades, de modo geral, salvo algumas exceções, têm como
objetivo preparar profissionais para as carreiras de base intelectual,
científica e técnica;
2) Alargamento da mente
humana: é a iniciação do estudante na vida intelectual, o prolongamento de sua
visão, o ampliar-se de sua imaginação, obtidos pela sua associação com a mais
apaixonante atividade humana: a busca do saber;
3) Desenvolvimento do saber
humano: a universidade faz-se centro de elaboração do próprio saber, de busca
desinteressada do conhecimento, de ciência e saber fundamental básico;
4) Transmissão de uma
cultura comum: a universidade não é só a expressão do saber abstrato e
sistematizado e como tal universalizado, mas a expressão concreta da cultura da
sociedade em que estiver inserida.
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