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Precursor da Escola Nova ( 7 )

 


( Sétima Parte )

 

A escola popular que se democratizou se mostra deteriorada, do ponto de vista da limpeza, da higiêne, dos conteúdos culturais e da organização pedagógica. Uma escola que assistiu aos cortes de pessoal de apoio (inspetores, porteiros, guardas, merendeiras, auxiliares diversos, e dos técnicos pedagógicos: supervisores e orientadores). Esta mergulhada na violência das grandes cidades e onde se reflete a heterogeneidade socioeconômica-cultural da população. Os alunos e professores não podem estar felizes dentro dela! O que temos diante dos olhos, é uma escola pública de ensino fundamental para os pobres que abriga graves problemas de evasão e repetência. Essa não é a escola que a população desejava para os seus filhos. Essa não é a escola que Anísio Teixeira lutou para ver concretizada (NUNES, 2000, p.108).

Para Serpa (2000) o ideal de escola primária pública no Brasil, dentro do pensamento de Anísio Teixeira, pode ser representado pelo Centro Educacional Carneiro Ribeiro, de Salvador. Trata-se da Escola-Parque, elaborada por Anísio no tempo em que foi secretário da Educação e Saúde da capital baiana. Seu sonho era ver a Escola-Parque difundida por todo o país como uma escola pública de qualidade. A gestão da educação primária pública deveria ser organizada por conselhos de educação que se dividiriam nas instâncias: municipal, estadual e nacional. Os conselhos seriam abertos à participação da comunidade na vida escolar.

O Centro Educacional Carneiro Ribeiro trazia consigo o ideal deweyano, interpretado e assimilado por Anísio Teixeira, de reconstrução das escolas. A importância de uma escola de qualidade era justamente a de que a democracia está associada a um sistema educativo forte e eficaz. Essa escola pretendia educar a criança em seus aspectos fundamentais de cultura intelectual, social, artística e vocacional. Anísio Teixeira usa a expressão, seria a Escola Parque uma pequenina Universidade infantil. O Centro Educacional Carneiro Ribeiro é a uma experiência de educação primária integral no Brasil. Aplicavam-se na Escola-Parque os ideais da Educação Nova, na forma de um novo currículo, um novo programa e também um novo professor (SERPA, 2000). O ideal de educação primária pública de qualidade de Anísio Teixeira foi concretizado no Centro Educacional Carneiro Ribeiro.

Uma das preocupações de Anísio Teixeira também diz respeito ao ensino médio. Ao passar para o ensino médio, destaca que a transição da licença de organização, de programas, de métodos e de escolha de magistério do ensino primário é substituída pelo formalismo mais estrito e por uma verdadeira inflexibilidade de organização (TEIXEIRA, 1985, p.394).

Cita também a distribuição desse ensino em secundário, técnico-industrial, agrícola, comercial e normal ou pedagógico, e aponta que todos os cursos médios profissionais são de natureza mais prática do que os dos colégios, tendo, a par disto, professores de mais baixo preparo que os do secundário, podendo, caso a maioria dos seus alunos procurem o ensino superior, ser responsáveis pelo fraco índice de preparo revelado pelos candidatos nos exames vestibulares (TEIXEIRA, 1985, p.395).

Fez parte de seu pensamento a educação infantil até o ensino superior. Anísio Teixeira (1969, p. 235) atribuiu quatro funções fundamentais às universidades: 1) Formação profissional: as universidades, de modo geral, salvo algumas exceções, têm como objetivo preparar profissionais para as carreiras de base intelectual, científica e técnica;

2) Alargamento da mente humana: é a iniciação do estudante na vida intelectual, o prolongamento de sua visão, o ampliar-se de sua imaginação, obtidos pela sua associação com a mais apaixonante atividade humana: a busca do saber;

3) Desenvolvimento do saber humano: a universidade faz-se centro de elaboração do próprio saber, de busca desinteressada do conhecimento, de ciência e saber fundamental básico;

4) Transmissão de uma cultura comum: a universidade não é só a expressão do saber abstrato e sistematizado e como tal universalizado, mas a expressão concreta da cultura da sociedade em que estiver inserida.

 


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