( Sexta Parte )
Em
seu livro Educação no Brasil (1969), ele afirmava que a educação formal é parte
do contexto cultural da sociedade, atuando como expressão de sua continuidade e
desenvolvimento.
Quando
a sociedade, sempre de algum modo em mudança, ou evolução, sofre uma intensificação
ou aceleramento desse processo, o fator de educação, refletindo a mudança, atua
como força de resistência ou de renovação, concorrendo para dificultar ou
facilitar o processo de readaptação social inerente à função característica da
educação dentro do processo cultural.
O
educador enfatizava que é preciso estabelecer a base igualitária de
oportunidades, de onde irão partir todos, sem limitações hereditárias ou
quaisquer outras, para os múltiplos e diversos tipos de educação
semi-especializada e especializada, ulteriores a educação primária (TEIXEIRA,
1967).
Ainda,
de acordo com o pensamento do educador (Teixeira,1967) deve-se pensar na
educação primária como obrigatória. A educação básica, não deve ficar restrita
apenas a alfabetização mecânica das três técnicas básicas da vida civilizada:
ler, escrever e contar. É preciso, através da educação, formar nos alunos
competências em relação à ação, aos hábitos de sociabilidade, arte, trabalho,
reflexão e sensibilidade de consciência em relação aos direitos e deveres seus
e dos outros.
Um
dos pontos que merece destaque nas ideias de Anísio Teixeira: o seu
posicionamento sobre os níveis de ensino, desde o ensino primário até o
superior. Sobre a escola primária, Anísio Teixeira defende que Deverá, assim,
organizar-se para dar ao aluno, nos quatro anos do seu curso atual e nos seis
anos a que se deve estender, uma educação ambiciosamente integrada e
integradora. Para tanto precisa, primeiro, de tempo: tempo para se fazer uma
escola de formação de hábitos (e não de adestramento para passar em exames) e
de hábitos de vida, de comportamento, de trabalho, de julgamento moral e
intelectual (TEIXEIRA, 1985, p.392).
Para
Nunes (2000, p.107) a escola primária de hoje, no Brasil, não é a pensada por
Anísio Teixeira, aquela pela qual ele lutou. A escola de Anísio era formativa
desde suas estruturas físicas até a qualificação do seu corpo docente.
Comentários
Postar um comentário