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Precursor da Escola Nova

 ( Primeira Parte )


Seus projetos sofreram fortes influências

das contingências externas e internas que afetaram o Brasil


Para os pedagogos que batalham todos os dias


Este ensaio tem como objetivo confirmar as contribuições do educador Anísio Teixeira para a formação do pensamento pedagógico da educação brasileira, sinalizando o seu pensamento em relação à educação do país concepções como a educação como um bem, educação não como um privilégio, educação de base deve ser geral e humanista, a escola pública como máquina que prepara a democracia e o professor tem de ser capacitado democraticamente. A dinamicidade e o entrelaçamento de ideias e princípios nos diferentes espaços e tempos contribuíram para a formação do pensamento pedagógico brasileiro. Assim ocorreu com Teixeira que, incomodado com a elitização da escola brasileira, que se utilizava de métodos retrógrados e desarticulados da vida, parte em busca de novos horizontes pedagógicos. As contribuições desse educador para a formação do pensamento pedagógico brasileiro destacam-se pela clareza com que ele foi capaz de reelaborar pressupostos filosóficos e princípios pedagógicos, tornando-os coerentes com as questões emergenciais do país, as quais, para serem minimizadas, demandavam a expansão da escola pública brasileira.

Introdução

Anísio Teixeira, considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século 20. Além de pioneiro na implantação de escolas públicas, de todos os níveis, que refletiam seu objetivo de oferecer educação gratuita para todos.

Suas contribuições para a formação do pensamento pedagógico da educação brasileira são inúmeras, dentre elas pode-se citar seus estudos com a causa da escola pública com qualidade, em destaque a importância da gratuidade do ensino e de uma educação para todos, indo assim ao encontro dos ideais da Escola Nova, a idealização da educação integral. Como precursor da Escola Nova no Brasil e um dos participantes do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.

Tecia suas teorias educacionais e idealizava a educação e a escola em pelo menos cinco aspectos: O primeiro aspecto fundamental que Anísio Teixeira considerava fundamental era a educação como um bem que não poderia ser negado, fazendo parte da formação do ser humano, de fato, um direito.

Como segundo aspecto destaca-se a educação não como um privilégio, mas para Teixeira, a educação era dever e baseada numa consciência fundante.

O terceiro aspecto, a educação de base deve ser geral e humanista. Na sua opinião, a educação envolvia a participação da sociedade e dos movimentos que nela ocorrem, daí a necessidade de ser geral.

Para Anísio Teixeira o quarto aspecto é: a escola pública na condição de máquina que prepara a democracia. Referindo-se a escola pública, aponta-a como mecanismo necessário, porém, reconhece os problemas existentes na máquina ideal em vista do real.

Como quinto e último aspecto enfatiza que, o professor tem de ser capacitado democraticamente. O educador e pensador encarava a formação do docente e sua constante (re) capacitação como algo vital.



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