( Primeira Parte )
Seus projetos sofreram fortes influências
das
contingências externas e internas que afetaram o Brasil
Para os pedagogos que batalham todos os dias
Este
ensaio tem como objetivo confirmar as contribuições do educador Anísio Teixeira
para a formação do pensamento pedagógico da educação brasileira, sinalizando o
seu pensamento em relação à educação do país concepções como a educação como um
bem, educação não como um privilégio, educação de base deve ser geral e
humanista, a escola pública como máquina que prepara a democracia e o professor
tem de ser capacitado democraticamente. A dinamicidade e o entrelaçamento de
ideias e princípios nos diferentes espaços e tempos contribuíram para a formação
do pensamento pedagógico brasileiro. Assim ocorreu com Teixeira que, incomodado
com a elitização da escola brasileira, que se utilizava de métodos retrógrados
e desarticulados da vida, parte em busca de novos horizontes pedagógicos. As
contribuições desse educador para a formação do pensamento pedagógico
brasileiro destacam-se pela clareza com que ele foi capaz de reelaborar
pressupostos filosóficos e princípios pedagógicos, tornando-os coerentes com as
questões emergenciais do país, as quais, para serem minimizadas, demandavam a
expansão da escola pública brasileira.
Introdução
Anísio
Teixeira, considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram
a educação brasileira no século 20. Além de pioneiro na implantação de escolas
públicas, de todos os níveis, que refletiam seu objetivo de oferecer educação
gratuita para todos.
Suas
contribuições para a formação do pensamento pedagógico da educação brasileira
são inúmeras, dentre elas pode-se citar seus estudos com a causa da escola
pública com qualidade, em destaque a importância da gratuidade do ensino e de
uma educação para todos, indo assim ao encontro dos ideais da Escola Nova, a
idealização da educação integral. Como precursor da Escola Nova no Brasil e um
dos participantes do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
Tecia
suas teorias educacionais e idealizava a educação e a escola em pelo menos
cinco aspectos: O primeiro aspecto fundamental que Anísio Teixeira considerava
fundamental era a educação como um bem que não poderia ser negado, fazendo
parte da formação do ser humano, de fato, um direito.
Como
segundo aspecto destaca-se a educação não como um privilégio, mas para
Teixeira, a educação era dever e baseada numa consciência fundante.
O
terceiro aspecto, a educação de base deve ser geral e humanista. Na sua
opinião, a educação envolvia a participação da sociedade e dos movimentos que
nela ocorrem, daí a necessidade de ser geral.
Para
Anísio Teixeira o quarto aspecto é: a escola pública na condição de máquina que
prepara a democracia. Referindo-se a escola pública, aponta-a como mecanismo
necessário, porém, reconhece os problemas existentes na máquina ideal em vista
do real.
Como
quinto e último aspecto enfatiza que, o professor tem de ser capacitado
democraticamente. O educador e pensador encarava a formação do docente e sua
constante (re) capacitação como algo vital.
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