Pular para o conteúdo principal

Retratos flagrantes da sociedade




O dramaturgo e cronista do inconsciente em 1949



Além de ter sido o grande inovador da dramaturgia brasileira, Nelson Rodrigues deixou sua marca inconfundível no jornalismo brasileiro, através das crônicas e colunas que manteve durante toda a vida em jornais e revistas, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo.
Marcou época sua série de crônicas “A Vida Como Ela É”, onde Nelson fala sobre o dia-a-dia da cidade grande, os dramas humanos da pequena burguesia de uma sociedade em decomposição. Capta as frustrações e traições que se transformam em molas propulsoras do comportamento neurótico e doentio, e que tornam a aventura humana um terrível e desolador deserto de afeição e solidariedade.
O tema dessas crônicas é bastante semelhante à utilizada de modo mais desenvolvido nas peças “A Falecida”, “Os Sete Gatinhos”, “Boca de Ouro”, “Beijo no Asfalto”, “Bonitinha, mas Ordinária” e “Toda Nudez será Castigada”. Aparentemente, as crônicas são simples quadros de costumes: retratos da sociedade carioca cujos personagens principais são pequenos funcionários, cartomantes, torcedores fanáticos, milionários empedernidos, jornalistas, médicos assassinos, maridos traídos, políticos, grã-finas, bicheiros e outras figuras da vasta fauna brasileira. No entanto, trata também do amor e da morte, temas abordados vezes sem conta por Nelson Rodrigues em sua obra.
Ele próprio afirmava ser um dramaturgo, um romancista e um cronista que não teve medo da repetição, mantendo as mesmas ações e situações em várias peças, romances e crônicas.
Do ponto de vista do estilo, essas crônicas também se assemelham muito às peças citadas. O diálogo é rápido, flexível, enxuto, seguindo muito mais a estrutura da língua falada do que os cânones da palavra escrita. Seus personagens são descritos com dois ou três adjetivos que revelam suas características essenciais.
Foi nessas e outras crônicas, e artigos de jornal, que Nelson Rodrigues cunhou uma série de expressões que passariam para o uso corrente, tais como: óbvio ululante, babar na gravata, tão mansa que come alpiste na minha mão, lágrimas de esguicho, etc. Criou, também, certos típicos personagens como a freira de minissaia, a aluna de Psicologia da PUC, a cabra vadia, o padre de passeata, e o Palhares que não respeitava nem as cunhadas.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAU

pau-brasil em foto de Felipe Coelho Minha gente, não é de hoje que o dinheiro chama-se Pau, no Brasil. Você pergunta um preço e logo dizem dez paus. Cento e vinte mil paus. Dois milhões de paus! Estaríamos assim, senhor ministro, facilitando a dificuldade de que a nova moeda vai trazer. Nosso dinheiro sempre se traduziu em paus e, então, não custa nada oficializar o Pau. Nos cheques também: cento e oitenta e cinco mil e duzentos paus. Evidente que as mulheres vão logo reclamar desta solução machista (na opinião delas). Calma, meninas, falta o centavo. Poderíamos chamar o centavo de Seio. Você poderia fazer uma compra e fazer o cheque: duzentos e quarenta paus e sessenta e nove seios. Esta imagem povoa a imaginação erótica-maliciosa, não acha? Sessenta e nove seios bem redondinhos, você, meu chapa, não vê a hora de encher a mão! Isto tudo facilitaria muito a vida dos futuros ministros da economia quando daqui a alguns anos, inevitavelmente, terão que cortar dois zeros (podemos d

Trechos de Lavoura Arcaica

Raduan Nassar no relançamento do livro em 2005 Imagem: revista Usina             “Na modorra das tardes vadias da fazenda, era num sítio, lá no bosque, que eu escapava aos olhos apreensivos da família. Amainava a febre dos meus pés na terra úmida, cobria meu corpo de folhas e, deitado à sombra, eu dormia na postura quieta de uma planta enferma, vergada ao peso de um botão vermelho. Não eram duendes aqueles troncos todos ao meu redor velando em silêncio e cheios de paciência o meu sono adolescente? Que urnas tão antigas eram essas liberando as vozes protetoras que me chamavam da varanda?” (...)             “De que adiantavam aqueles gritos se mensageiros mais velozes, mais ativos, montavam melhor o vento, corrompendo os fios da atmosfera? Meu sono, quando maduro, seria colhido com a volúpia religiosa com que se colhe um pomo. E me lembrei que a gente sempre ouvia nos sermões do pai que os olhos são a candeia do corpo. E, se eles er

O Visionário Murilo Mendes

Retrato de Murilo Mendes (1951) de Flávio de Carvalho Hoje completaram-se 38 anos de seu falecimento Murilo Mendes, uma das mais interessantes e controvertidas figuras do mundo literário brasileiro, um poeta difícil e, por isso mesmo, pouco divulgado. Tinha uma personalidade desconcertante, sua vida também constitui uma obra de arte, cheia de passagens curiosas de acontecimentos inusitados, que amava Wolfgang Amadeus Mozart e ouvia suas músicas de joelhos, na mais completa ascese mística, não permitindo que os mais íntimos se acercassem dele nessas ocasiões. Certa vez, telegrafou para Adolph Hitler protestando em nome de Mozart contra o bombardeio em Salzburgo. Sua fixação contemplativa por janelas foi assunto do cronista Rubem Braga. Em 1910, presenciou a passagem do cometa Halley. Sete anos depois, fugiu do internato para assistir ao brilho de outro cometa: Nijinski, o bailarino. Em ambos os casos sentiu-se tocado pela poesia. “Na