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Reforma na composição

 
Com a mudança de comportamento do sexo feminino junto aos hábitos e costumes, por consequência, a zona do meretrício entra na fase de decadência. As boates, os bares, os pontos de táxi e, acima de tudo, as casas mais famosas, a exemplo da Norma, começam a perder público. Noventa por centro das prostitutas, dos gays e dos travestis migraram para as ruas Rui Barbosa, Doutor José Fóz (antiga Joaquim Távora), Felício Tarabay e Barão do Rio Branco. Outros profissionais como garçons, cozinheiros e seus auxiliares, se encaixam em pequenos restaurantes ou numa tradicional boate de strip tease, na Vila Angélica, zona norte da cidade. Apenas os músicos ficam restritos aos bailes sazonais em datas comemorativas.
No eixo central, chega a notícia do fechamento das lojas Ducal e Duton, de roupas e acessórios de São Paulo, na Rua Barão do Rio Branco, esquina com a Felício Tarabay. Ocorre o aumento da população flutuante, precisamente os universitários das três faculdades de Presidente Prudente, duas particulares e uma pública. Pela grande demanda, um número expressivo de pessoas físicas começa a divulgar a locação de quartos em rádios AM e nos classificados dos jornais impressos, incluindo 3 refeições e roupa lavada e passada. De modo alternado no bairro Cidade Universitária, no Jardim Bongiovani, alguns comerciantes investem em bares, lanchonetes, como os pioneiros Tio Zan e Necos Bar. Além de xerocadoras, quitandas, papelarias e chaveiros.
Pela força e poder de infiltração, ocorre um aumento das publicações impressas, de periodicidade diária, semanal e revistas trimestrais e anuais. As agências de propaganda e publicidade Nova Imagem Propaganda e Marketing (NIP), de Altino Correia, Rubens Shirassu e Sérgio Antonio (Antonio Sanches Rodrigues) desenvolvem as campanhas “Adote um Atleta”, em parceria com a Associação Municipal e Esportiva de Presidente Prudente (AMEPP), além da promoção do calendário tradicional do dia das mães, de Natal e de Ano Novo. A segunda agência da cidade, a Guldy Artes e Publicidade, de João Toledo Flores, atende ao comércio e às indústrias locais e de outros estados, se notabilizaram pela produção do informativo diário divulgando os resultados dos jogos regionais do interior, no período de Antonio de Figueiredo Feitosa, secretário de esportes na época. Um evento que trouxe referência ao atingir todas as classes sociais e faixas etárias, divulgou o esporte, a imprensa escrita de São Paulo e Rio de Janeiro, dá destaque em seus cadernos específicos. Além de chamariz para atrair os moradores da região oeste do Estado. De outro lado, se disfarça encobrindo a face egoísta, ignorante, violenta e impulsiva: Sem plano diretor que priorize o ser humano, de políticas culturais de preservação ocorrem a desmemória, a perda de identidade e o desprazer pela forma livre.
Pela liberação gradativa da censura que leva a um revigoramento da produção artística, a qual volta a ter um compromisso com os problemas sociais. Na classe artística, percebe-se a procura de novos caminhos para a arte, dentro do processo de redemocratização do país. A passagem brusca da linguagem precisa e requintada das vanguardas para a expressão apoiada na linguagem simples e das gírias do cotidiano, seguida de uma visão ingênua a respeito das questões estéticas e sociais e somada às derrotas da esquerda na América Latina, contribuíram para que os irmãos Max e Dante Gatto, Paulo Beloni (in memoriam), Paulo Trevisani Júnior, entre outros autores, reconsiderassem suas posições, buscando na poesia uma forma de expressar suas mudanças e seu aprofundamento de visão de realidade. Tanto “Poesias” como “Chapéu Mexicano”, publicações independentes, exprimem a totalidade de suas experiências no plano de vida e da literatura, por meio de versos assimétricos e dissonantes, carregados de paixão corporal e indagando sobre a liberdade de ser. De forma global, os dois livros, reiteram o questionamento sobre a poesia, as preocupações com os grandes temas do homem e da América Latina, as recordações da infância, a dor, a tristeza, a solidão e a solidariedade para com os menos favorecidos são os temas explorados pelas poesias curtas e herméticas, em sua maioria. Em algumas poesias nota-se a estética absoluta do concretismo de 1958, os dois livros indicam as influências, algumas das crises, rupturas e retomadas da atividade artística no Brasil dos últimos 37 anos.
Pela especulação imobiliária sucedem as reformas das fachadas das casas ou demolição, principalmente nos bairros pioneiros (vilas Marcondes, Dubus, Esperança, Charlote, Santa Helena, Jardim Aviação, as vias do eixo central e Bairro do Bosque). Essa ação descaracteriza o estilo art déco, uma determinada tendência de arquitetura difundida no Brasil, entre a década de 1930 e meados dos anos 50.  Esse estilo se expressa em pinturas, esculturas, prédios, móveis, rádios e objetos. Na arquitetura, o gosto déco recebeu impulsos do cubismo, do futurismo, do expressionismo e outros movimentos das artes plásticas, ao mesmo tempo que absorveu influências diversas de arquiteturas anteriores e contemporâneas. Concilia aspectos do racionalismo moderno e vínculos com o ecletismo, representando uma síntese formal da estilização equidistante da vanguarda e da tradição, e conjugando as tradições acadêmicas beaux-arts de hierarquização volumétrica e decorativista, com a negação do historicismo. Um amplo conjunto de temas compõe o repertório decorativo art déco, incluindo motivos figurativos estilizados, elementos geométricos abstratos ou formas curvas aerodinâmicas. Tais motivos são inspirados em máquinas, na fauna, na flora, em temas associados a culturas antigas e na linguagem clássica. Referências associadas a construções egípcias e/ou astecas podem ser identificadas no geometrismo; uso de prisma ortogonal, escalonamento; sobreposição de planos de fachadas e baixos relevos com desenhos geométricos.
Um dos seus vínculos com a arquitetura beaux-arts situa-se em seu apelo decorativo, que se expressa através da volumetria em composições marcadas pelo jogo de formas geométricas e/ou através de fachadas com elementos figurativos de forte conotação ornamental. Outro vínculo da arquitetura de viés art déco com o passado diz respeito ao uso – com certa frequência – do método beaux-arts de composição, pela adoção de regras referentes à simetria, axialidade e hierarquia na distribuição da planta, na organização das fachadas e na disposição da volumetria, expressas, entre outras coisas, na ênfase conferida ao acesso principal e na repartição da fachada em base, corpo e coroamento. Um terceiro vínculo diz respeito ao uso – após submetê-los à operação de simplificação – de elementos da linguagem clássica, como colunas, óculos, frontões, capitéis, pilastras e platibandas. Esses vínculos, entretanto, mostram-se mais ou menos fortes, em diferentes tipologias. Assim, as fachadas simétricas foram frequentes, sobretudo, em edifícios de apartamentos, em prédios comerciais, industriais e públicos, ou em casas geminadas quando compondo conjuntos. Para Maria Lucia Bressan Pinheiro, ao analisar a arquitetura residencial em São Paulo, observou que, “nas residências unifamiliares, predominaram as composições assimétricas, possivelmente por esta parecer gozar de uma maior liberdade formal e compositiva”.

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