Glauco
Mattoso*
[1] Como todo poeta satyrico que se
preza, costumo prophanar e phantasiar quaesquer themas, abbordados em quaesquer
vehiculos, mas agora quero fallar a serio sobre um assumpto de interesse geral
que, technicamente, interessa aos cegos em particular. Tracta-se da MASSOTHERAPIA
PODIATRICA, que tambem pode ser chamada de REFLEXOLOGIA PLANTAR. O scientificismo das terminologias não
é sufficiente para a comprehensão dos aspectos mais psychologicos, ou antes,
espirituaes do nosso campo de estudo. Comtudo, cumpre destrinchar alguns
conceitos. A noção "therapeutica" associada à massagem está
commummente restricta aos effeitos physiologicos do tractamento. Nesse sentido,
o etymologismo grego IATRO reforça a idéa physica da medicina, como em
IATROPHOBIA (medo de ir ao medico) ou em PEDIATRIA (medicina infantil); quanto
à PODIATRIA (onde o etymologismo é PODO e não PEDO), não se confunde com a idéa
de pedicure ou de orthopedia do termo PODOLOGIA, dahi seu emprego mais
appropriado numa visão abrangente. Mas será que PODIATRIA englobaria tambem as
implicações holisticas do cuidado com os pés? Alguns especialistas acham que,
nesse caso, a designação mais especifica seria ACUPRESSURA PLANTAR, ja que a
reflexologia pode ser extensiva às mãos e até ao rosto, emquanto que a
acupunctura guarda parâmetros corporaes mais proximos da acupressura, isto é, o
emprego massotherapeutico dos dedos para pressionar os ponctos energeticos da sola
correspondentes a cada orgam do corpo, em suas diversas funcções e dysfuncções.
Paresce-me egualmente adequado usar ACUPRESSURA e REFLEXOLOGIA como conceitos
mais compativeis com o generico termo PODIATRIA.
[2] A comparação da planta podal a
um "controle remoto" que mappeia todo o corpo, accionando e
"syntonizando" cada area, é a que mais uso para exemplificar o
character holistico da reflexologia. Entretanto, meu intuito neste preambulo é
explicar por que e como a cegueira influe na capacitação do massotherapeuta e
qual a relação entre tal "vocação" e a philosophia oriental.
Comecemos, porem, com um habito bem occidental: quantificar e mensurar a
informação. Trabalha-se, em paizes terceiromundistas, com a proporção de um a
dois por cento de deficientes visuaes na população, mas não ha estatisticas
precisas. Suppondo que um por cento seja uma estimativa conservadora, teriamos,
só no Brazil, cerca de dois milhões de cegos. Si considerarmos que em paizes
muito mais populosos, como a India ou a China, as condições são peores em termos
de saude publica, calcula-se que dezenas de milhões não seria licença poetica,
certo? Ora, exceptuados os quattro gattos pingados que, no Brazil ou na Asia,
teem accesso à dicta "inclusão digital" ou a alguma profissão de
"doutor", os cegos que não estiverem relegados à mendicancia teem
poucas opções de trabalho dignamente remunerado. Aqui é que entra a profissão
de massagista.
[3] Tem-se
como poncto pacifico que o cego desenvolve compensatoriamente os demais
sentidos e que, portanto, estaria apto a empregar o tacto numa actividade
especializada como a massagem. Não é de hoje que os institutos educacionaes
para deficientes treinam e habilitam profissionaes que não só trabalham em
clinicas, hoteis ou saunas, como attendem a domicilio. Eu mesmo conhesci alguns
desses massagistas, hoje casados, paes de familia e quasi apposentados, mas
sempre notei que elles só practicavam os estylos convencionaes da
physiotherapia occidental e pouco sabiam das technicas asiaticas. Em outras
palavras, a podomassagem reflexologica é algo recente por aqui. Só por aqui?
Paresce que não, pois na propria China, berço da medicina alternativa mais "espiritualizada",
a capacitação de cegos para uma "massagem em massa" tambem demorou
para ser considerada como politica publica. Na internet as noticias que
circulam dão compta de que em 2003 essa offerta ainda era novidade para uma
demanda crescente de extrangeiros. Um jornal de lingua ingleza, CHINA DAILY,
trazia nessa epocha manchettes do typo "Massagem dá esperança para
cegos" e divulgava depoimentos de deficientes que se sentiam integrados à
sociedade graças aos cursos de massotherapia que lhes proporcionavam um emprego
digno, do qual podiam se orgulhar, e por ahi vae. Ora, sabe-se que, na China,
frequentar todos os typos e niveis de casas de massagem é habito arraigado. A
differença, no caso dos cegos, era que estes estavam se habilitando naquillo
que os turistas hoje conhescem como "blind massage", synonymo de
"foot massage". Desde 1997 as agencias governamentaes e entidades
syndicaes para pessoas com deficiencia vinham desenvolvendo a proposta de
treinar cegos nessa especialidade e, actualmente, a "massagem cega" é
chartão de visita para quem viaja à China, tanto quanto para a população local
que tenha accesso a taes hospitaes, hoteis e consultorios, cujos preços variam
e geralmente são mais baratos que o dos "spas" e "resorts" luxuosos.
Um observador occidental relata ter lido que "O projecto nacional tem por
objectivo despertar um mercado saudavel para a massagem por cegos attravez da
creação de um systema que envolve formação, exames de qualificação
profissional, registro de clinicas e exempções fiscaes, de accordo com Wang
Tiecheng, director do Centro de Instrucção de Peking para Massagem por
Cegos." Consta que, em 2013, ja existiam mais de 40.000 massagistas cegos
profissionalmente qualificados em toda a China.
Desde 2002, 217 clinicas de
"massagem cega" foram registradas na capital chineza, empregando mais
de mil massagistas. O curso é aberto a deficientes visuaes entre as edades de
16 e 59 annos, em centros de formação locaes. Ha quattro niveis profissionaes
differentes para classificar massagistas cegos - junior, intermediario, senior
e master.A mesma fonte attesta o que significa "ganhar a vida e o respeito
da sociedade": em seu depoimento, um dos massagistas declara que "é
muito encorajador que nós possamos trazer a saude, o comforto e o relaxamento para
as pessoas normovisuaes, apesar de não termos, nós mesmos, a possibilidade de
desfructar dessas coisas".
[4] Outro viajante extrangeiro transmittiu
pela rede virtual suas impressões sobre a "massagem cega":
{Quem
conhesce a China sabe que a vida do deficiente aqui não é facil, seja qual for
o typo de deficiencia. E essa profissão accabou se tornando referencia para os
cegos e tornando-os especialistas numa actividade onde o tacto, a sensibilidade
de perceber o corpo do paciente, é fundamental. [...] Logo que cheguei a
Shanghai, meus vizinhos me levaram para conhescer uma clinica proxima ao
Carrefour, em Gubei. Differente dos tantos "SPAs" que ja visitei na
China, essa não tinha nada de "glamour", ambiente zen ou coisa que o
valha. Mas os preços são infinitamente mais baixos e, affinal, o que procuramos
é a
massagem.
Os locaes são modestos, limpos e collectivos. Quando você chega, elles
perguntam que typo de massagem quer: corpo inteiro ou "foot massage",
a minha preferida. Esse typo ainda inclue uma massagem no hombro e nos braços,
que é feita no inicio do processo e adjuda você a relaxar. Depois são 90
minutos de "relax". E elles, sem enxergar e muito menos fallar nossa
lingua, conseguem saber exactamente onde temos algum "problema". Mais
de uma vez, ja vi o massagista chamar a moça da recepção (que geralmente falla
um inglez muito basico), quando o paciente é extrangeiro, para pedir a ella que
diga o que está sentindo pelo toque. [...] Primeiro, hombros e costas, emquanto
seus pés estão mergulhados numa tina de agua quente. Depois, o massagista se
posiciona em frente à nossa poltrona e inicia a sessão. Por exemplo, toca-se um
poncto dos rins e, si o paciente manifesta descomforto ou dor, o cego trabalha
naquelle poncto para alliviar o symptoma. Os principios da massagem chineza são
os mesmos da acupunctura e, durante o tractamento, o massagista pressiona os
ponctos-chaves. Isso occorre em clinicas de massagistas cegos ou não. Só acho
que os cegos, como ja disse accyma, teem uma sensibilidade maior para perceber
as coisas. [...] Para quem conhesce um SPA, com meia luz, musica zen, silencio
absoluto, pode parescer extranho o "clima de festa" dessas clinicas:
janellas abertas, as poltronas lado a lado, os proprios massagistas conversando
entre si.
A experiencia é differente da
expectativa, mas é compensadora. A clinica que conhesço é essa em Gubei. Mas
existem muitas outras espalhadas por Shanghai, e pela China toda. Quem estiver
por aqui não deixe de experimentar.}
[5]
Em outros depoimentos postados na rede, os visitantes narram:
{Nos hospitaes occidentaes, si você
entrou queixando-se de problemas orthopedicos, elles o liberam depois de
algumas radiographias e de alguns analgesicos ou antiinflammatorios receitados
às pressas. Nada de physiotherapia, de chiropraxia, de relaxamento, nada. Mas
nos salões de massagem de Shanghai (chamados em inglez de "massage
parlors"), o tractamento é totalmente differente. Em vez de exames,
consultas e remedios, você passa por toques manuaes, caricias e allivio psychosomatico.
Em sessões de 45 ou 90 minutos, um entre dezenas de massagistas cuida dos seus
pés apenas com os dedos. A acupressura é practicada emquanto você fica sentado.
Nada de nudez total, nem de oleo, nem de força physica, nem de prostituição.
Elles apenas descalçam seus sapatos, manuseiam suas solas até localizar os
ponctos onde você tenha um "problema", e pressionam meticulosamente
aquelle poncto. Você pode incluir na massagem um banho previo em agua com
hervas, mergulhando os pés numa tina de madeira, mas isso é opcional. O que
impressiona é que um poncto massageado no pé tem reflexo directo na area do
corpo onde você tem queixa de dor. E, o mais interessante, quem detecta e
tracta do seu problema é cego, não vê seu rosto nem falla a sua lingua. E nem precisa.}
{A massagem cega se populariza como
opção para quem quer alliviar as tensões physicas ou psychologicas do estresse.
"Massagem" é termo generico que designa o manuseio, artistico ou
scientifico, das partes macias do corpo. A origem do termo é controversa. Uns o
relacionam ao vocabulo hebraico "me-sakj" (uncção, acto de ungir ou
unctar com oleo), outros evocam o termo arabico "massa" (acto de
tocar, sentir ou tactear), ou ainda o francez "massage", allusivo à
fricção ou, mais especificamente, ao acto de sovar o pão. Os ponctos de pressão
incluem os ligamentos do corpo, tendões, musculos, junctas, pelle e tecidos conjunctivos.
Typos mais especificos de massagem visam os vasos lymphaticos, o tracto
gastrointestinal e outros systemas corporaes, manualmente ou com auxilio de
apparelhos mechanicos. O massagista pode inclusive usar, alem da palma das mãos
e dos nós ou da poncta dos dedos, os joelhos, os cotovellos ou os pés, em
variadas technicas, applicaveis a domicilio ou em hospitaes, clinicas, spas e
saunas. Independentemente do estylo ou local de applicação, o importante é a
efficacia, que depende da habilidade e da experiencia do therapeuta, razão pela
qual cada vez mais gente prefere actualmente o serviço dos cegos. Na China, por
exemplo, onde a massagem é costume popular, os profissionaes cegos, que
compensam a falta ou perda da visão com a acuidade tactil, são considerados até
como superdotados, porque conseguem canalizar suas energias para os demais
sentidos. Accredita-se que elles enxergam com as mãos, que são capazes de
captar os fluxos energeticos só pelo toque e, extraordinariamente, podem
transmittir energia a outras pessoas. Si, mais que quaesquer partes do corpo, é
com as mãos que o massotherapeuta actua, consequentemente um cego está
credenciado para actuar com efficiencia, ja que tem maior experiencia tactil.
Na Asia elle tem preferencia quando se pensa em contractar um massagista. Os
deficientes visuaes, naquelles paizes, fazem da massagem sua fonte de renda ou,
no minimo, de sobrevivencia. Quanto à clientela, vem demonstrando crescente satisfacção
com o desempenho dessa classe de trabalhadores.}
Commummente
os textos internauticos são mal redigidos, mas este que
accabo
de traduzir meresce transcripção do original por estar
grammaticalmente
acceitavel:
{A blind massage is becoming a
popular choice for those who want to relieve tension as well as physical and
psychological stress. Massage is a term used to refer to the art of handling
soft tissues of the body. It is believed that the term got its name from
several different origins. Some believe that it may have originated from the
Hebrew term me-sakj or to anoint with oil or maybe from the Arabic term massa,
which means to touch, feel or handle or from the French word massage meaning
friction of kneading. Pressure points include the body's ligaments, tendons, muscles,
joints, skin and some connective tissues. More specialized types of massage target
lymphatic vessels, the gastrointestinal as well as other body systems. It is
often applied using mechanical devices or manually by a physical therapist, or
a blind massage therapist using the hands, fingers, knees, forearms, and feet.
There are several kinds of massages which have different techniques. This can
be done at home, in the hospital, clinic or in spas or saunas. But no matter
what type or where it is done, the most important is its efficacy. Its
effectiveness is mainly dependent on the skills of the massage therapist. This
is probably the reason why more and more people nowadays prefer the service of
a blind massage therapist. In some countries, for example, in China, blind
massage is very popular. Since blind massage therapists lack the sense of
sight, these masseurs rely on their sense of touch. It is believed that due to
their inability to see, a blind massage therapist channels his or her energy
towards his other senses. These people see through their hands. It is also
believed that people who lack their sense of sight are able to feel the flow of
energy using their sense oftouch. And amazingly, they are also able to transmit
energy to other people. Massage therapy makes use of the feet, knees, arms and
most especially the hands; it therefore follows that blind massage therapists are
the authority when it comes to the efficient use of these senses. In Asia most
especially, hiring a blind massage therapist has gradually become popular.
Visually-impaired people in some parts of this region have made massage therapy
their source of income. And indeed, most of their clients are more than
satisfied with their service.}
[6] E no Brazil? Pedi para darem
busca na internet e o resultado que me trouxeram dava compta de eventos muito
recentes, si considerarmos que a educação de cegos ja funccionava no tempo do
Imperio. Os primeiros annos deste seculo, por exemplo, marcaram uma novidade na
capital paulista.
Transcrevo
a noticia que circulou na epocha:
{Cinco deficientes visuaes innovaram
o campo dos profissionaes de massagem na cidade de São Paulo. Conhescidos como
Quinctetto Maravilha, elles viraram massotherapeutas por desenvolverem a
actividade de maneira efficaz, pois são mais sensitivos. "O deficiente tem
mais facilidade com o toque", diz Fabio Alessandro da Silva, integrante do
Quinctetto. Hoje ja são 12 massagistas cegos que disseminam a proposta pela
capital. O grupo ficou conhescido por levar a technica para o parque Burle
Marx.
Recentemente foi feita uma parceria
com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, a fim de ampliar a todos
os parques. Os proximos serão: Ibirapuera, Villa Lobos, Trianon e Buenos Aires.
Tudo começou com Sabrina Campos que, no anno de 2003, se dedicava a pesquisar
de que forma o deficiente visual poderia se capacitar para gerir sua própria renda.
Na epocha, chegou a conclusão de que as universidades não estavam preparadas
para receber esse publico. Foi então que conhesceu sua massotherapeuta, uma
cega. Em 2006, Sabrina creou a ONG Instituto Vera, com o objectivo de appoiar
pessoas "portadoras de necessidades especiaes", da qual surgiu o
Quinctetto. "A idéa é fazer com que elles tenham sua propria
clinica", falla Sabrina. Ella conta que no inicio ganhavam em torno de R$
40,00 por dia, mas actualmente a remuneração chega a R$ 180,00. "É um meio
que a gente arrhumou para ganhar alguma coisinha", declara Fabio. Neste
mez [março de 2007] foi inaugurada a primeira clinica de attendimento do
Quinctetto Maravilha, na Barra Funda, que funcciona dentro do Theatro Julia
Bergmann (nome dedicado à filha do idealizador do theatro, Marcello Bergmann,
uma garota também deficiente visual). A proposta está sendo levada para a
Hespanha e outros estados brazileiros.}
A materia accyma dava o serviço como
novidade, mas, si fosse para actualizar a recommendação, eu poderia indicar, a
quem estivesse no meu bairro (Villa Mariana), trez ou quattro salões que
offerescem reflexologia, que empregam cegos e até utilizam a monada chineza em
seus logotypos, mas o serviço, alem de relativamente caro, tende a ser mais estheticista
que therapeutico. Resalvo, porem, uma clinica de cegos especializada em
massagem e que não cobra os olhos da cara, com perdão do trocadilho: fallo da
Serenidade do Toque, na rua França Pinto, 231, phone 3253-5021.
Voltando à pauta anterior, apenas a
perspectiva duma independência financeira, ou o serviço prestado em parques,
comtudo, não são aquillo que characteriza a innovação mais importante. Tampouco
o mero argumento da habilidade manual do cego, ou mesmo suas aptidões sensitivas.
A "massagem cega", para ser bem comprehendida e explicada, depende de
factores que só a philosophia oriental pode fundamentar.
[7] Farei uma breve explanação,
cujos presuppostos serão detalhados e approfundados em capitulos especificos
que estou escrevendo para um livro intitulado CURSO DE MASSOTHERAPIA
PODIATRICA. Em linhas geraes, meu faro intuitivo e meu senso empirico
levaram-me aos seguintes ponctos de partida: (1) Si o mappeamento da sola, em
cada manual de reflexologia, appresenta divergencias "topographicas",
é signal de que as theorias e correntes existentes não são rigidas e estão
subjeitas, para ser pleonastico, a advaliações subjectivas, que excappam ao pretenso
scientificismo ou ao inflexivel dogmatismo de certos "professores" e
"mestres". (2) Si o proprio buddhismo, em suas diversas tendencias,
pode libertar-se da orthodoxia escriptural para assumir um character, digamos,
contraculturalmente meditativo, podemos presumir que um eclectico
approveitamento de noções velhas e novas seja capaz de resultar em productivas
experiencias. (3) As affinidades entre buddhismo e taoismo me interessam
particularmente quanto aos dualistas e paradoxaes conceitos (yin/yang) do
kosmogramma chinez, tambem presentes na bandeira koreana, cujas implicações practicas
pretendo demonstrar no decorrer do programma que ministrarei, seja por
escripto, seja "pondo a mão na massa". (4) Emfim, presupponho que a
efficacia da "massagem cega" esteja baseada num completo e complexo
intercambio de energias entre massagista e massageado, de tal sorte que se
attinja um perfeito equilibrio de forças e fraquezas que se complementam e
compensam, aliaz uma imperfeitissima perfeição, ja que a monada do yin/yang
implica simultaneamente em ser e não ser, em ver e não ver, em tudo e nada, em pathologia
saudavel e hygidez doentia, para usar dois hybridismos grecolatinos. Mas taes
noções devem ser apprendidas, ou antes, apprehendidas, paulatinamente. Primeiro
veem as noções mais elementares da anatomia e da physiologia humanas reflectidas
na planta do pé.
[8]
Para esboçar uma descripção basicamente verbal do campo reflexologico, de forma
que o normovisual leigo faça uma Idea panoramica, dispenso os technicismos e
suggiro que o leitor imagine duas solas deante de si, como si elle fosse um
practicante de meditação que estivesse sentado no chão e, de frente para elle,
alguem sentado numa poltrona com as pernas parallelamente appoiadas num
escabello. Os dois pés, encostados, formam as metades espelhadas do corpo
humano.
Differentemente
das metades inversas do yin/yang (que formam um "69"), a figura
representada por tal symmetria seria a dos parentheses que se abrem e fecham,
respectivamente correspondentes ao pé direito e ao esquerdo, que do poncto de
vista do massagista apparescem como esquerdo e direito. Mas deixo para o
proximo topico os desdobramentos dessa reversiva dualidade. Por emquanto, basta
a comprehensão de que cada sola pode ser massageada separadamente, como si cada
lado do corpo fosse tractado à parte. Si verticalmente a planta corresponde a
um lado do corpo, horizontalmente ella é attravessada por duas linhas
imaginarias que a dividem em trez segmentos, fora a linha concreta que separa a
sola dos artelhos. As duas linhas coincidem com os limites do arco plantar, a de
cyma representando o diaphragma e a de baixo o colon transverso.
Consequentemente, os pulmões
estariam no segmento superior, que se encontra com a linha dos dedos, e o
intestino no segmento inferior, que termina no calcanhar. No segmento
intermediario ficariam o estomago e os organs adjacentes, como figado,
vesicula, baço e pancreas. Obviamente o coração só pode ser "achado"
no pé esquerdo do paciente, que corresponde ao direito do poncto de
"vista" do massagista cego. Num pé cavo (bem arqueado), taes
delimitações são mais palpaveis, mas o pé chato pode ser mais interessante em
termos de subtileza entre as proporções do thorax e do abdomen. Quanto aos
artelhos, as differenças entre os trez typos anatomicos de pés (grego, romano e
quadrado ou "quadratus") teem pouca influencia quanto aos effeitos
reflexologicos, ou seja, um "pollegar" podal mais curto ou mais longo
que o "indicador" pode, quando muito, exigir maior ou menor attenção
do therapeuta para a area cervical da columna ou para as partes molles do
pescoço, como no caso dum torcicollo. Si o grande artelho ou "dedão"
é importante quando se tracta duma dor de cabeça, os vãos entre os demais dedos
reflectem ponctos mais especificos: a commissura do intersticio que separa o
"indicador" e o "medio" corresponde aos olhos, cada um num
pé; o vão entre o "medio" e o "seu vizinho" (na mão seria o
anular) corresponde aos ouvidos; entre o "seu vizinho" e o
"mindinho" ou minimo, às narinas. Os artelhos, portanto, fazem o
papel dos detalhes da face, emquanto o dedão representa o craneo como um todo
dividido em duas metades. Completando a figuração, o espaço entre as solas que
se tocam equivale a uma linha vertical imaginaria entre as partes pares do
corpo, como entre as duas metades do cerebro: olhos, ouvidos, amygdalas,
pulmões, rins, nadegas, sempre guardando as proporções, posições e distancias
entre os organs.
Detalhes mais subtis são a curvatura
da columna equivalendo ao contorno interno das plantas, ou os braços e pernas
accompanhando o contorno externo. Mais difficil, para um principiante, é
localizar com a poncta dos dedos uma pequena glandula ou um canal, como a
thyreoide ou o ureter, mas um profissional experiente chega la. Quanto à
gradação na pressão dos dedos em cada caso de nevralgia, inflammação, syndrome metabolica,
symptomas agudos ou chronicos, physicos ou psychicos, e demais casos de
desequilibrio ou dysfuncção, não cabe aqui entrar em pormenores, até porque
muitas pathologias e therapias envolvem divergencias entre orientalistas e
scientificistas, entre inghamistas orthodoxos e revisionistas, como occorre na
psychanalyse, na phytotherapia, na homeopathia, na parapsychologia e em outros departamentos
inexactos da sciencia. Ao leigo as questões a serem esclarescidas são: Em que
consiste a acupressura? Consiste na arte, ou na technica, de applicar os dedos
da mão ao pé do massageado. De que maneira? Todos os dedos servem para
"qualificar" e "quantificar" o pé tractado, appalpando-o
por inteiro ou por partes, mas são os pollegares os principaes
"instrumentos de trabalho" do podiatra. Si a finalidade for
basicamente relaxante, o cliente pode ser accommodado numa maca, em logar da
poltrona, e seu pé hygienizado com alcohol em vez de água aquecida, alem de
lubrificado com creme inodoro, ja que o trabalho dos dedos será essencialmente
deslizante. No caso da finalidade therapeutica o ropteiro se diversifica. Numa
primeira etapa, dorso e sola são suavemente accariciados por egual e todos os
dedos participam. Aos poucos, os toques vão se intensificando e concentrando
nos ponctos em que o paciente manifesta descomforto ou dor, não incluidas as
cocegas, que são facilmente neutralizadas à medida que o massagista ganha a confiança
do paciente. Localizado na planta um poncto a ser "tractado", o
massagista usa seus pollegares para comprimir e friccionar, em movimentos
gyratorios, aquelle local e seu entorno, de modo a dispersar e diluir a tensão
alli (ou acolá) accumulada, até que a circulação e os estimulos nervosos se
encarreguem de levar a sensação de allivio ao respectivo orgam e sua area
cerebral. Algumas respostas aos toques, pressões e fricções são immediatas;
outras dependem de tractamento prolongado e frequente, conforme o character
agudo ou chronico do "incommodo". O importante é que, mais que
"curar" um mal ponctual, a reflexologia propicia um bem estar geral e
uma sensação repousante ou cenesthesica em si mesma.
[9] Retomando uma passagem do topico
5 deste preambulo, quero encaminhar o leitor para uma conclusão provisoria a
ser esmiuçada ao cabo do curso propriamente dicto: alem dos resultados
concretos, sejam immediatos ou subsequentes, o objectivo é verificar até onde a
dualidade unificada (ou unidade repartida) da monada taoista tem consequencias
na postura do cego que se conscientiza de seu papel de massotherapeuta. Analysemos
o alcance desta phrase: "Accredita-se que elles enxergam com as mãos, que são
capazes de captar os fluxos energeticos só pelo toque e, extraordinariamente,
podem transmittir energia a outras pessoas." (No original,
"These people see through their hands. It is also believed that people who
lack their sense of sight are able to feel the flow of energy using their sense
of touch. And amazingly, they are also able to transmit energy to other
people.") Quero
emphatizar que o verbo mais appropriado não seria TRANSMITTIR e sim
RETRANSMITTIR. Creio que o tacto, em pessoas bem treinadas, constitue uma forma
de percepção extrasensorial. Até em pessoas não treinadas essa capacidade pode
ser intuitiva. Não se tracta propriamente de paranormalidade ou de esoterismo, mas
de canalização de energias psychicas attravez das connexões nervosas e
circulatorias, a partir do intercambio entre duas zonas hypersensiveis, a da
sola e a dos dedos da mão. Logicamente, o massagista cego vae absorver as
energias negativas do paciente e, em troca, emittir energias positivas por meio
dos toques dactylotherapicos. Pergunta-se: como é que elle só repassa boas
vibrações ao cliente em vez das más? Simplesmente devido à sua condição de
"perdedor" (no caso de ter ficado cego) ou de "privado" (no
caso do cego de nascença): o individuo neutraliza symptomas alheios que,
comparativamente à sua propria cegueira, tornam-se "males menores" e
perdem effeito durante a manipulação do pé symptomatico, accabando por
dissiparem-se. Ja as energias positivas, por outro lado, tendem a se propagar
em escala crescente nesse fluxo de "duas mãos" entre o pé e a mão,
uma vez que, para o cego, seu cliente normovisual approveita melhor as boas
coisas da vida, por mais queixoso que ponctualmente esteja de algum "problema"
transitorio. Essa "inveja" do cego em relação ao normovisual resulta
benefica
para ambos, uma vez que, absorvida pelo massotherapeuta, a "vantagem"
do normovisual é "devolvida" ao invejado, cabendo ao invejoso, por
sua vez, a reciproca vantagem de sentir-se gratificado por bem exercer sua
actividade e por ganhar a approvação do paciente, sendo ou não remunerado o seu
serviço. Tracta-se de um exercicio de altruísmo do qual os buddhistas, e não
apenas elles, são capazes, justamente porque sabem conciliar o "eu" e
o "outro" dentro da bipolaridade do yin/yang. A proposito, um dos
aspectos mais typicos do kosmogramma circular é justamente a direcção indicada
pelo encaixe das duas metades no formato do "69", ou seja, o sentido
antihorario. Ora, fallava eu, no topico 8, dos movimentos gyratorios do dedo
que massageia. Si o impulso for de "empurrar" o fluxo de dentro para
fora da mão direita, por exemplo, a tendencia do pollegar é gyrar justamente
nesse sentido, mas, como o cego emprega ambos os pollegares e a reflexologia
presuppõe reciprocidade energetica, ambos os movimentos, horario e antihorario,
são dosados e, centrifugamente espiralados, traçam-se "percursos" de dentro
para fora e vice-versa, até que as energias negativas se dissipem e as
positivas se agglutinem. O raciocinio é analogo ao de outro symbolo mystico, a
cruz gammada ou swastika, que pode ser nazista ou não, conforme descreva um
"S" ou um "Z". Si isso paresce confuso a quem só pretenda
usufruir de uma pausa para relaxamento, esqueça-se a philosophia e tenha-se em
mente o comforto physico de quem descansa emquanto o cego trabalha. Para um
normovisual preoccupado apenas com seu bem estar temporariamente perturbado por
algum "problema", basta a sensação de que, perto delle, um cego tem
problemas maiores e, mesmo assim, ou por isso mesmo, sabe como dar ao outro um
allivio que elle proprio não tem para o seu definitivo "incommodo".
Dicto isto, encerro nosso pappo introductorio com um motte glosado que
thematiza a impermutavel reciprocidade, taoisticamente fallando, da massagem
cega.
Como diz meu confrade Edson Cruz,
"Paz e Vida Plena"!
MOTTE:
Massagem
fazer pode tanto bem
àquelle
que a faz quanto a quem a ganha.
GLOSA:
Principio
japonez, chinez ou zen,
o
facto é que, si holistico o conceito,
tal
como a acupunctura e o cha bem feito,
massagem
fazer pode tanto bem.
Melhor
fará si aquelle que está sem
visão
massagear quem de tamanha
desgraça
não padesce: o pé se banha
em
agua quente e appalpa-se na sola.
Trocada,
a vibração aos dois consola:
àquelle
que a faz quanto a quem a ganha.
///
[15/11/2015]
Perfil
(Da esq. para a dir.) Glauco Mattoso, Augusto de Campos
e Caetano Veloso na Balada Literária de Marcelino Freire
Glauco Mattoso luta com prazer no ringue
da vida defendendo-se com socos no estômago da tradição acadêmica, que cultua
Camões e despreza a criatividade de seus sonetos. A polêmica de suas criações,
em quatro décadas, mereceu um número surpreendente de artigos, ensaios e
citações em revistas e jornais dos Estados Unidos. Mas, ainda que muito
estudado e reconhecido nas universidades americanas, mantém-se sempre uma aura
de apatia e preconceito em torno de seu nome e de sua obra, devido mesmo à
fixação da podolatria homoerótica (fetiche por pés), um tema polêmico e
instigante em seus textos. Ao mesmo tempo ousado por não seguir a métrica
rígida do soneto e versátil por não manter um estilo próprio de poesia.
“Um criador de anarquias”, cito as
palavras de Fernando Pessoa, sobre o papel digno do intelectual dado que o
método tradicional de análise desintegra o valor original do texto artístico.
São os seus jogos mentais, que nos levam ao difícil, subvertendo raciocínios,
crenças, referenciais por um humor negro, frio, irônico e perturbador, apesar
de abusar de paródias e do chiste. Os ingredientes de seu caldeirão
antropofágico de estilos incluem o sadomasoquismo explícito, a podolatria
escancarada, a coprofagia, o sarcasmo feroz e a ironia ferina, longe de ser
digerido pelos paladares “delicados” e sensibilidades mais refinadas da “alta e
nobre” cultura.
Como os famosos malditos, Glauco
sabe que alguns homens nascem para a posteridade, mesmo com os elogios de Millôr Fernandes, Leo Gilson Ribeiro e Caetano
Veloso, citado em Língua do cd Velô. Lúcido do boicote e exclusão de
seus versos pelos falsos moralistas, só a consciência e o idealismo motivado
pelos guetos culturais o manteve, apesar das adversidades e incompreensões, no
caminho solitário de trabalhar no acervo que deixará ao futuro. Como diz um dos
sonetos musicados “a dor é vida”, reflexão junto à vida experimental, com
grande carga de humor corrosivo, crítico e sarcástico, pode-se compreender a
sua sinceridade e coragem.
Desde os anos 70, seus livros são
quase completamente ignorados do grande público. Pela natureza própria dos
escritos, distante da fácil inteligibilidade do leitor comum, e contrária,
deliberadamente, das criações naturalistas-amorosas que norteiam a lírica e o
imaginário até hoje. A atualidade de sua poesia, agora com maior maturidade do
que há quarenta anos, possibilita atingir diversos públicos e idades.
Rubens
Shirassu Júnior
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