Pular para o conteúdo principal

Em nome do Homem




"As cidades estão sendo construídas e muitas vezes reconstruídas sem propósitos humanos, mas atendendo somente as exigências tecnológicas e imobiliárias"



Um dos grandes desafios brasileiros, no momento, é criar um modelo político urbano próprio, de tal forma que, nessa corrida em defesa do homem nos grandes centros, a cidade não chegue a esmagá-lo. Presidente Prudente, como capital da Alta Sorocabana, é hoje uma das cidades interioranas mais bem arborizadas. Mas, onde paira a desconfiança do homem diante do outro, desconhecido, é a tônica mais visível e palpável nas relações sociais da população. À primeira vista, o entusiasmo diante da cidade, os transeuntes caminhando pelas avenidas cordiais e amenas. Tão amenas que os homens possam parar, olhar as vitrines, contemplar o céu e, finalmente, se reencontrar.
Interessa talvez lembrar que o maior espetáculo de uma cidade ainda é o homem. O maior acontecimento, ao longo de uma rua, avenida, precisa continuar sendo o homem. Em Curitiba, por exemplo, iniciou-se uma grande experiência urbanística, a partir do arquiteto Jaime Lerner, há dezesseis anos. O centro foi bloqueado aos carros. Uma imensa avenida central foi cedida ao homem, às bancas de jornais, aos cafés, às livrarias e lojas, e aos bares com mesas nas calçadas. Velhos bondes parados, na rua das Flores – que mais parece um boulevard parisiense -, servem às crianças. Os pais ao irem ao centro, têm onde deixá-las, no interior desses velhos e desativados veículos, que tão bem enriquecem a imaginação infantil. Qual a criança que não gosta de descobrir, com seu próprio corpinho, os estribos, os bancos, o corrimão, o comando de um bem cuidado bonde desativado? Uma orientadora toma conta dessas crianças, enquanto seus pais fazem compras, ou trabalham. E elas então brincam, desenham, correm, dançam, desenham, correm, dançam e aprendem. Saem de si.
Em termos de Brasil, as cidades estão sendo construídas e muitas vezes reconstruídas sem propósitos humanos, mas atendendo somente as exigências tecnológicas e imobiliárias. Não surpreende, portanto, o caráter desumano visível. Descompassadas em seu aspecto arquitetônico, poluídas, auditiva e visualmente enredadas em suas próprias contradições. Será que um dia, firmaremos um pacto para evitar o risco de deteriorar o ambiente, em que se desenvolve a única coisa realmente insubstituível, que é a nossa vida? Há uma certa unanimidade entre urbanistas e arquitetos, de que em muitas regiões o Estado estrangulou a região metropolitana. Planejamento começa com a prática, e não com seminários, congressos, encontros que se prestam para viagens de recreio, mordomias e pouca ação concreta.
Quando em Curitiba se iniciou o fechamento de ruas aos automóveis, pareceu a muitos uma grande sandice. Pistas exclusivas para coletivos, também no início, foram vistas assim. É justo o automóvel ocupar 80% do trânsito das ruas de uma cidade, quando o coletivo é uma exigência social?
Quando o administrador entra no esquema do viaduto, do edifício-garagem, como solução ao transporte de massa, torna-se evidente que o homem foi derrotado pela máquina. As cidades são o que os administradores querem. Tendência não é destino. O município nessa luta contra a falta de um plano diretor, ou, planejamento urbano, tem que agir com urgência. Não é demais repetir: o maior espetáculo de uma rua ainda é o homem. Vamos, portanto, revitalizar a área urbana. O melhor local para se morar numa cidade deveria ser o centro, e o é, nas metrópoles realmente civilizadas. Nele estão todos os serviços, e por um preço invariavelmente menor.
A reciclagem dos edifícios torna-se uma exigência. Principalmente, os velhos prédios. Nunca derrubá-los. Se eles se esgotaram numa função, cabe ao urbanista buscar-lhes nova utilidade. Os prédios antigos são bonitos e humanos, o que não ocorre sempre com os novos. Devolver o centro ao homem, de tal forma que ele se volte a caminhar, ou, dirija pelas ruas com maior espaço para estacionar, evitando assim o inchaço e o engavetamento no eixo central. O exemplo de Curitiba precisa se reproduzir em nome do homem.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAU

pau-brasil em foto de Felipe Coelho Minha gente, não é de hoje que o dinheiro chama-se Pau, no Brasil. Você pergunta um preço e logo dizem dez paus. Cento e vinte mil paus. Dois milhões de paus! Estaríamos assim, senhor ministro, facilitando a dificuldade de que a nova moeda vai trazer. Nosso dinheiro sempre se traduziu em paus e, então, não custa nada oficializar o Pau. Nos cheques também: cento e oitenta e cinco mil e duzentos paus. Evidente que as mulheres vão logo reclamar desta solução machista (na opinião delas). Calma, meninas, falta o centavo. Poderíamos chamar o centavo de Seio. Você poderia fazer uma compra e fazer o cheque: duzentos e quarenta paus e sessenta e nove seios. Esta imagem povoa a imaginação erótica-maliciosa, não acha? Sessenta e nove seios bem redondinhos, você, meu chapa, não vê a hora de encher a mão! Isto tudo facilitaria muito a vida dos futuros ministros da economia quando daqui a alguns anos, inevitavelmente, terão que cortar dois zeros (podemos d

Trechos de Lavoura Arcaica

Raduan Nassar no relançamento do livro em 2005 Imagem: revista Usina             “Na modorra das tardes vadias da fazenda, era num sítio, lá no bosque, que eu escapava aos olhos apreensivos da família. Amainava a febre dos meus pés na terra úmida, cobria meu corpo de folhas e, deitado à sombra, eu dormia na postura quieta de uma planta enferma, vergada ao peso de um botão vermelho. Não eram duendes aqueles troncos todos ao meu redor velando em silêncio e cheios de paciência o meu sono adolescente? Que urnas tão antigas eram essas liberando as vozes protetoras que me chamavam da varanda?” (...)             “De que adiantavam aqueles gritos se mensageiros mais velozes, mais ativos, montavam melhor o vento, corrompendo os fios da atmosfera? Meu sono, quando maduro, seria colhido com a volúpia religiosa com que se colhe um pomo. E me lembrei que a gente sempre ouvia nos sermões do pai que os olhos são a candeia do corpo. E, se eles er

O Visionário Murilo Mendes

Retrato de Murilo Mendes (1951) de Flávio de Carvalho Hoje completaram-se 38 anos de seu falecimento Murilo Mendes, uma das mais interessantes e controvertidas figuras do mundo literário brasileiro, um poeta difícil e, por isso mesmo, pouco divulgado. Tinha uma personalidade desconcertante, sua vida também constitui uma obra de arte, cheia de passagens curiosas de acontecimentos inusitados, que amava Wolfgang Amadeus Mozart e ouvia suas músicas de joelhos, na mais completa ascese mística, não permitindo que os mais íntimos se acercassem dele nessas ocasiões. Certa vez, telegrafou para Adolph Hitler protestando em nome de Mozart contra o bombardeio em Salzburgo. Sua fixação contemplativa por janelas foi assunto do cronista Rubem Braga. Em 1910, presenciou a passagem do cometa Halley. Sete anos depois, fugiu do internato para assistir ao brilho de outro cometa: Nijinski, o bailarino. Em ambos os casos sentiu-se tocado pela poesia. “Na