Pular para o conteúdo principal

A morte de Raymundo Araújo











Fico sabendo sobre o falecimento de Raymundo Araújo Júnior, meu amigo virtual. Sua esposa Tita comunicou-me a trágica notícia por e-mail. Uma morte súbita, chegou, foi cochilar e, pouco depois, constatou-se a sua morte.
Raymundo Araújo, tinha planos, era médico veterinário, queria mudar-se para o campo, aos arredores de cidade interiorana do Rio de Janeiro. Fiquei perplexo! Não tive palavras para enviar por e-mail, fiquei abatido temporariamente, o que dizer  para a esposa dele? Somente agora, me recompus, lembrando que o "amigo virtual", não raramente é mais amigo que o vizinho próximo, o parente, o pretenso amigo que raramente nos faz uma visita ou nos deixa uma palavra de carinho e encorajamento. Este distanciamento virtual soa falso, visto que nos correspondemos, trocando confidências, promessas, protestos, nossas paixões políticas, esportivas, cinematográficas, literárias e todo um arcabouço de familiaridades, que nem sempre contamos aos nossos "amigos e entes mais próximos".
Raymundo Araújo, era corajoso, não temia em criticar abertamente o mundo politicamente correto em que vivemos - seus artigos eram corrosivos e repletos de bom-humor! Detonava o xaroposo Lula, com argumentos eficazes, desmascarando as encenações petistas; com efeito, e com  semelhante proeza, também dinamitava a arrogância tucana. Conheço poucos articulistas que primam por esta coragem e veemência, numa época em que, ter opinião própria, contra o rebanho que saca, contra esta gente com sorriso aberto com a boca cheia de dentes, como diria a canção do Raul Seixas, e sem motivo para tanta felicidade, é um ato raro, lúcido e destemido!
Raymundo não deveria morrer tão jovem, sei de pessoas com décadas de vida nos rodeando e nos aporrinhando com suas ideologias nazi-fascistas, seus ídolos de barro vociferando nos programas de tv e rádio com sucessos de meia-pataca - mas por que Deus permite que os amigos e as mães vão se embora? Um religioso me disse que é porque Deus quer vê-los bem perto dele  agora - ora, e nós, humildes mortais, não desejamos o mesmo?
Raymundo Araújo aprovava minha admiração explosiva diante do talento de Nara Leão; minha coleção de cds do King Crimson/ Eric Clapton/ Arnaldo Baptista/ Fernanda Takai/ Tom Zé; minha predileção política  por Leonel Brizola, meu apego ao pensamento de Pier Paolo Pasolini, minha devoção por John Sebastian Bach! Sabia de meus amores secretos, de minha angústia perante a difícil missão de educar um filho único, meu respeito pelos animais, minha angústia diante de um País sufocado pela corrupção, pela falsidade dos amigos e familiares, a destruição interminável da natureza, o ciclo irreversível do caos.
Pois é, querido Raymundo, estou aqui, sem lenço e sem documento, resistindo sempre, contra os dragões da maldade que nos cercam diariamente em todos os lugares Este distanciamento virtual é falso, sou teu irmão, teu amigo, teu confidente, não consigo me desvencilhar de suas palavras e escritos que mergulharam em minha mente como um imã -  por isso, ouso dizer que tu vives mais do que nunca, que tu não morreu! Que Raymundo Araújo Júnior está aqui, que mais do que nunca luta contra a burrice, a corrupção implacável deste País de ditadores e fantoches.


Everi Rudinei Carrara, teu amigo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAU

pau-brasil em foto de Felipe Coelho Minha gente, não é de hoje que o dinheiro chama-se Pau, no Brasil. Você pergunta um preço e logo dizem dez paus. Cento e vinte mil paus. Dois milhões de paus! Estaríamos assim, senhor ministro, facilitando a dificuldade de que a nova moeda vai trazer. Nosso dinheiro sempre se traduziu em paus e, então, não custa nada oficializar o Pau. Nos cheques também: cento e oitenta e cinco mil e duzentos paus. Evidente que as mulheres vão logo reclamar desta solução machista (na opinião delas). Calma, meninas, falta o centavo. Poderíamos chamar o centavo de Seio. Você poderia fazer uma compra e fazer o cheque: duzentos e quarenta paus e sessenta e nove seios. Esta imagem povoa a imaginação erótica-maliciosa, não acha? Sessenta e nove seios bem redondinhos, você, meu chapa, não vê a hora de encher a mão! Isto tudo facilitaria muito a vida dos futuros ministros da economia quando daqui a alguns anos, inevitavelmente, terão que cortar dois zeros (podemos d

Trechos de Lavoura Arcaica

Raduan Nassar no relançamento do livro em 2005 Imagem: revista Usina             “Na modorra das tardes vadias da fazenda, era num sítio, lá no bosque, que eu escapava aos olhos apreensivos da família. Amainava a febre dos meus pés na terra úmida, cobria meu corpo de folhas e, deitado à sombra, eu dormia na postura quieta de uma planta enferma, vergada ao peso de um botão vermelho. Não eram duendes aqueles troncos todos ao meu redor velando em silêncio e cheios de paciência o meu sono adolescente? Que urnas tão antigas eram essas liberando as vozes protetoras que me chamavam da varanda?” (...)             “De que adiantavam aqueles gritos se mensageiros mais velozes, mais ativos, montavam melhor o vento, corrompendo os fios da atmosfera? Meu sono, quando maduro, seria colhido com a volúpia religiosa com que se colhe um pomo. E me lembrei que a gente sempre ouvia nos sermões do pai que os olhos são a candeia do corpo. E, se eles er

O Visionário Murilo Mendes

Retrato de Murilo Mendes (1951) de Flávio de Carvalho Hoje completaram-se 38 anos de seu falecimento Murilo Mendes, uma das mais interessantes e controvertidas figuras do mundo literário brasileiro, um poeta difícil e, por isso mesmo, pouco divulgado. Tinha uma personalidade desconcertante, sua vida também constitui uma obra de arte, cheia de passagens curiosas de acontecimentos inusitados, que amava Wolfgang Amadeus Mozart e ouvia suas músicas de joelhos, na mais completa ascese mística, não permitindo que os mais íntimos se acercassem dele nessas ocasiões. Certa vez, telegrafou para Adolph Hitler protestando em nome de Mozart contra o bombardeio em Salzburgo. Sua fixação contemplativa por janelas foi assunto do cronista Rubem Braga. Em 1910, presenciou a passagem do cometa Halley. Sete anos depois, fugiu do internato para assistir ao brilho de outro cometa: Nijinski, o bailarino. Em ambos os casos sentiu-se tocado pela poesia. “Na