Pular para o conteúdo principal

Egotrip e outras paradas










Como Charles Bukowski, ele mostra uma desilusão alojada
na alma de seus personagens: tudo o que vier, será aceito







            A novela Nervus Sympathicus, do prudentino Nivaldo Gonçalves rompe os rígidos limites entre os gêneros clássicos; sua linguagem chega a ser despojada, coloquial, numa ruptura com o academismo. Nervus é uma narração em terceira pessoa. E, nesse ponto, gostaríamos de chamar a sua atenção para um detalhe: Aparentemente estamos diante de um narrador impessoal, onipresente, onisciente, que nos reproduz falas e pensamentos dos personagens, que nos decifra sensações e sentimentos; entretanto, em várias passagens nos deparamos com o narrador falando em primeira pessoa, emitindo juízo de valor sobre diferentes facetas da realidade do interior paulista e do Brasil (ganância, ambição  desmedida, tradição, preconceito, etc.).
     Evidentemente, quem nos fala não é um narrador impessoal; em várias passagens, ele se despe e podemos ver, nitidamente, a face de Nivaldo Gonçalves. O escritor não repousa todas as suas esperanças de um futuro melhor. O personagem vive apenas o momento, o agora, e o que menos cresce ao longo da narrativa. Estático, ele não se modifica, mas rompe com as estruturas arcaicas da sociedade. A decisão do personagem nos últimos parágrafos da novela. Qual a sua parcela de culpa? E a de seus pais? Ou o personagem é uma vítima, coitadinho, estava escrito nas estrelas e nada pode ser feito para reverter esse quadro? Essas e tantas outras interrogações ficam borbulhando dentro da cabeça.
        O personagem busca a sua identidade nas cidades: não é seu passado que ele deseja restaurar, mas aposta piamente que a metrópole lhe despertará a veia artística, e ainda crê que possa se encontrar por lá. A maturidade do alterego de Gonçalves está mais para certo cansaço existencial do que para os dilemas de personalidade típicos da adolescência. Suas crises de angústia até ocorrem, porém não duram muito, varridas para debaixo da cama. Seu alterego está mais para Henry Chinasky, como Charles Bukowski, ele mostra uma desilusão alojada na alma de seus personagens: tudo o que vier, será aceito. O personagem central não é completamente partidário da Postura do Homem Gélido (do tipo “tanto faz”), mas tem seus momentos à la velho Buk — de certo modo, o alterego de Nivaldo Gonçalves também está nas brechas do sistema.
     Além das condições econômica, social e familiar o escritor adiciona na composição da novela os ingredientes, uma escrita de figurino literário misto quente, de Charles Bukowski, Henry Miller, William Burroughs, Roberto Piva, Paulo Leminski, Ferréz, Plínio Marcos e a gibizada toda, de Will Eisner, Moebius, Lourenço Mutarelli, Marcatti, Milo Manara a Robert Crumb. Uma história mais para um “Walk on The Wild Side”, do Lou Reed do que “Une Saison en Enfer”, de Jean Arthur Rimbaud. Descobrir qual parte da estrutura de Nervus deve às influências de John Fante, Marcia Denser, João Antônio, Luiz Vilela, é assunto para estudiosos. Melhor é curtir esse estilista da prosa meio dark, meio rock’n’roll e se entregar ao ócio e ao prazer da leitura.
      O autor formaliza seu próprio modo descuidado de compor, indiferente às consequências dos cacófatos e solecismos, uma crítica firmada como desafio às correntes oficiais. É um escritor que se caracteriza por fotografar tipos: burgueses, ligados à cidade, e populares, provenientes dos subúrbios. Os mesmos perambulam pelas ruas das cidades, a exemplo de São Paulo, Curitiba, no Paraná, e Presidente Prudente, interior de São Paulo, observado o Brasil de hoje.
          Se lugar fixo, sem tempo fixo, o personagem principal aproxima-se da tradição picaresca: ele precisa estar em permanente movimento para sobreviver, seja em busca de melhores condições de subsistência, seja em fuga dos malandros. Assim, é um movimento espacial de que Nervus Sympathicus nos dá o melhor exemplo, mas é também um movimento temporal, o que elas realizam, nutrindo-se, nos piores momentos, da ingestão de bebidas, de energéticos, de drogas e do entretenimento nas mesas dos barzinhos dos guetos. A sobrevivência, por outro lado, exige-lhe tensão e atenção constantes. As coisas cada vez mais acontecem sem sua interferência. Os personagens sentem a vida passar, mas não podem interferir. E nesta impossibilidade, surge a única opção: a autodestruição.
      Em nível da escrita, pode-se verificar com certa facilidade toda esta situação. Agora, tento evidenciar os elementos caracterizadores da literatura de Nivaldo Gonçalves. Tematicamente, encontramos a ausência de uma participação efetiva e de uma integração mais profunda dos personagens nas chamadas instituições sociais. As condições de habitação são medianas, a organização social vai pouco além da família nuclear. Aliás, verifica-se que, por vezes, a própria família do personagem principal é neutra, o que traz uma sensação vaga e de vazio.
            A compensação não chega através de novas amizades, mas em relacionamentos líquidos, fúteis ou proteções. A predisposição ao autoritarismo, em razão ao jogo da vida ou da lei da selva, uma característica do ambiente essencialmente calculista e severo, são uma constante e assim, sentimentos como o de solidão, medo e necessidade de autovalimento e permanente desconfiança alternam-se nos personagens que apresentam fortes sentimentos de marginalidade, de desespero e de dependência, unindo-se em pequenas gangs, não ultrapassando, contudo, sua própria desconfiança. O discurso é de autoafirmação, mas o sentimento é de se estar vivendo um “rito de passagem”. Como a vida vazia, sem rumo e sem perspectivas do personagem. Daí decorre a necessidade de fantasiar, e fica mais fácil sonhar quando não se tem reciprocidade ou uma espécie de contrapartida da vida em sociedade. O alterego do escritor busca a satisfação momentânea valorizando os prazeres etílicos dos bares. Isto não esconde, porém, a insatisfação disfarçada nos agentes de fuga da realidade dura e seca.
            As figuras de Nivaldo Gonçalves, se gostam de falar, precisam também ouvir: seu aprendizado é permanente, porque significa a condição sem a qual não sobrevivem. Então, se configura igualmente a tradição de uma “novela de formação”, o que é a mescla entre ficção e realidade e, ao mesmo tempo, história de uma viagem em busca de sentido, de aventura e de afirmação. Contudo, se mostra uma novela de negação, de carência, de insatisfação, eis que o escritor, ao final, não pretende dar conselhos. Como diz o personagem do conto “Paulo Melado do Chapéu Mangueira Serralha”, de João Antônio: - “O ganhador ganha, não ensina o caminho”. E então, na busca da palavra, salta-lhe a expressão necessária, também ele, à semelhança de seus personagens, está fora do esquema, vê-se obrigado, permanentemente, a uma luta corpo a corpo com a vida. Porque também ele, à semelhança de seus personagens, vive à margem, vive pra lá de Marrakesh. Ele, com seus personagens, são heróis e vítimas deste sistema econômico e social, frio e cruel que entre nós medra.
           








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAU

pau-brasil em foto de Felipe Coelho Minha gente, não é de hoje que o dinheiro chama-se Pau, no Brasil. Você pergunta um preço e logo dizem dez paus. Cento e vinte mil paus. Dois milhões de paus! Estaríamos assim, senhor ministro, facilitando a dificuldade de que a nova moeda vai trazer. Nosso dinheiro sempre se traduziu em paus e, então, não custa nada oficializar o Pau. Nos cheques também: cento e oitenta e cinco mil e duzentos paus. Evidente que as mulheres vão logo reclamar desta solução machista (na opinião delas). Calma, meninas, falta o centavo. Poderíamos chamar o centavo de Seio. Você poderia fazer uma compra e fazer o cheque: duzentos e quarenta paus e sessenta e nove seios. Esta imagem povoa a imaginação erótica-maliciosa, não acha? Sessenta e nove seios bem redondinhos, você, meu chapa, não vê a hora de encher a mão! Isto tudo facilitaria muito a vida dos futuros ministros da economia quando daqui a alguns anos, inevitavelmente, terão que cortar dois zeros (podemos d

Trechos de Lavoura Arcaica

Raduan Nassar no relançamento do livro em 2005 Imagem: revista Usina             “Na modorra das tardes vadias da fazenda, era num sítio, lá no bosque, que eu escapava aos olhos apreensivos da família. Amainava a febre dos meus pés na terra úmida, cobria meu corpo de folhas e, deitado à sombra, eu dormia na postura quieta de uma planta enferma, vergada ao peso de um botão vermelho. Não eram duendes aqueles troncos todos ao meu redor velando em silêncio e cheios de paciência o meu sono adolescente? Que urnas tão antigas eram essas liberando as vozes protetoras que me chamavam da varanda?” (...)             “De que adiantavam aqueles gritos se mensageiros mais velozes, mais ativos, montavam melhor o vento, corrompendo os fios da atmosfera? Meu sono, quando maduro, seria colhido com a volúpia religiosa com que se colhe um pomo. E me lembrei que a gente sempre ouvia nos sermões do pai que os olhos são a candeia do corpo. E, se eles er

O Visionário Murilo Mendes

Retrato de Murilo Mendes (1951) de Flávio de Carvalho Hoje completaram-se 38 anos de seu falecimento Murilo Mendes, uma das mais interessantes e controvertidas figuras do mundo literário brasileiro, um poeta difícil e, por isso mesmo, pouco divulgado. Tinha uma personalidade desconcertante, sua vida também constitui uma obra de arte, cheia de passagens curiosas de acontecimentos inusitados, que amava Wolfgang Amadeus Mozart e ouvia suas músicas de joelhos, na mais completa ascese mística, não permitindo que os mais íntimos se acercassem dele nessas ocasiões. Certa vez, telegrafou para Adolph Hitler protestando em nome de Mozart contra o bombardeio em Salzburgo. Sua fixação contemplativa por janelas foi assunto do cronista Rubem Braga. Em 1910, presenciou a passagem do cometa Halley. Sete anos depois, fugiu do internato para assistir ao brilho de outro cometa: Nijinski, o bailarino. Em ambos os casos sentiu-se tocado pela poesia. “Na