A editoria do blog www.@liastpadua.com, de Sobradinho, no
Distrito Federal, aprovou por unanimidade e publicou o artigo “Contrapor o Padrão de Pensar”, de Rubens
Shirassu Júnior, desde 22 de janeiro de 2019, no item “Artigos” do site.
Entre as várias
reflexões, o escritor, pesquisador e pedagogo de São Paulo destaca: “Todavia, em se tratando do mal banal e da
barbárie a partir dos autores Adorno e Arendt, encontramos uma evidente
divergência com respeito aos seus fundamentos (raízes ou causas), em
contrapartida, há algo comum no que se refere ao perfil social e psicológico de
seus agentes. Adorno sugere
que as pessoas com aptidão a cometer atos bárbaros possuem uma tendência
exacerbada à organização, a manipular os outros, são pessoas desprovidas da
capacidade de fazer experiências humanas profundas e de emoções, e que primam
pela eficiência de suas ações, pela meticulosidade em seguir o que é
previamente estabelecido e pela necessidade de se enquadrar no perfil do homem
ativo (Adorno, 1995, p.129) dominado por uma racionalidade técnico-científica
dominante no mundo esclarecido, a qual,resulta numa espécie de obliteração do
pensamento autônomo”.
The politically correct
The editor of the blog www. @liastpadua.com, from Sobradinho, in the
Federal District, unanimously approved and published the article "Against
the Pattern of Thinking", by Rubens Shirassu Júnior, since January 22,
2019, in the item "Articles" from the website.
Among the various reflections, the writer, researcher and pedagogue of St
Paul points out: "However, when dealing with banal evil and barbarity from
the authors Adorno and Arendt, we find an evident divergence with respect to
its foundations (roots or causes) , on the other hand, there is something
common about the social and psychological profile of its agents. Adorno
suggests that those with the ability to commit barbarous acts have an
exacerbated tendency to organize, to manipulate others, are people deprived of
the ability to make deep human experiences and emotions, and who excel at the
efficiency of their actions, for the meticulousness in following what is
previously established and the need to fit the profile of the active man
(Adorno, 1995, p. 129) dominated by a dominant technical-scientific rationality
in the enlightened world, which results in a kind of obliteration of autonomous
thinking. "
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