Pular para o conteúdo principal

Testemunho e medievalismo



Nem quero discorrer sobre a “Geração 2000”, em Presidente Prudente, e região oeste de São Paulo, a meu ver bastante nítida; quero apenas enfocar dentro deste restrito território o aspecto da produção literária, onde reflete os intuitos opressivos, separatistas ou maniqueístas. Um pequeno grupo de indivíduos de comunidades e seitas religiosas participa de saraus, de associações e de academias literárias, com o objetivo de impor, censurar e manipular os jovens escritores principiantes. Para que produzam uma pílula paliativa às suas inquietações, às suas dores e às suas dúvidas existenciais. Um alento bem do jeito auto-ajuda, com teores de mero clichê e com o intuito de propagar uma visão teocêntrica e enviesada da vida em sociedade. É nítida a tendência e a pretensão de um típico “estratagema ideológico”, que trabalha o lado emotivo e crédulo. Grande parte da garotada produz um material de duvidosa qualidade e, sem oficinas literárias fundamentais para a formação, o estudo e a pesquisa constante, junto à lacuna gritante de críticos literários nos meios de comunicação local e regional, esses rascunhos sequer se aproximam da mística de San Juan de La Cruz, Santa Teresa d´Ávila ou as poesias barrocas de Jorge de Lima e Murilo Mendes, do livro “Tempo e Eternidade”, de 1935.
Obscura idade das trevas, o que demonstra uma política medieval direcionada à faixa etária jovem, comprometida a sacralizar a poesia e a literatura e conter a moçada da nova geração!  Dessa maneira, qualquer atividade que tenha base teológica se transforma em uma das ferramentas por meio das quais os detentores do poder conservam sua autoridade e prejudicam o vigor intelectual dos jovens. Bertrand Russel complementa afirmando “ser mais importante as virtudes como a inteligência e a gentileza. A inteligência é tolhida por qualquer credo, independentemente de qual seja, a gentileza é tolhida pela crença no pecado e no castigo”. Outro sinal da volta do sistema medieval autoritário: Como Stálin, a linguagem dos novos tiranos e carismáticos oradores estão repletas de reminiscências do seminário teológico, da rigorosa disciplina militar em que receberam a educação. O mundo não precisa de dogma, mas de uma atitude de investigação científica, combinada à crença na tortura e o martírio de milhões de pessoas não é desejável, seja ela infligida por um ditador ou por deus punitivo e fatalista que garante o berço esplêndido apenas após a morte.
Ocorre uma infestação no mercado restrito de literatura de má qualidade, piegas ou sentimentalóide. Chegou-se ao extremo de banalizar a poesia, um gênero literário profundo, complexo e comparado à arte de filosofar. Por outro lado, há mais de 20 anos, as secretarias de cultura cumprem o cronograma modelo e sem avaliar o impacto conjunto das ações na comunidade. Pelos servidores estarem sobrecarregados de funções, além da carência de concursos e de profissionais, realizam pequenas ações esparsas, principalmente nas áreas de literatura e artes visuais. Com orçamento limitado, às duras penas, promovem concursos literários e organizam uma antologia dos autores selecionados. Entretanto, as ações se perdem no espaço, se fragmentam, porque nem seguem um plano de cultura e, nem existe uma comissão à parte, para pesquisar e avaliar o poder de alcance nas camadas sociais, do tipo os prós e contras do projeto, entre outros itens.
Essa desestrutura e a visão superficial, como se cultura fosse um mero passatempo nas horas vagas, virou uma pecha tão pesada que até hoje os escritores e artistas visuais se envergonham ao serem chamados de artistas, preferem argumentar que fazem por “hobby”. Dentro de um regime de contenção de despesas, pode acarretar o corte das poucas ações ainda existentes nestas cidades do Brasil, alegando haver baixo número de público ou se restringirem a uma elite minoritária.
Sublinhando esta absurda passividade decorrente dos hábitos, costumes e tradições do Mato Grosso, uma parcela de Minas Gerais, das formações culturais, econômicas, étnicas (portugueses, espanhóis e japoneses) e religiosas de Presidente Prudente. Assim, pretendo apenas ressaltar o quanto, em termos estéticos, a poesia das mulheres das Gerações 70, 80 e 90 mudou o enfoque e o próprio comportamento, rebelando-se contra o secular “universo feminino” que lhe fora/é imposto, construído de jargões, estereotipias e uma fala manipuladora, repressora e castradora.
Se a Geração 80, uma sequência da anterior, tem como características principais o contraculturalismo, o coloquialismo, a crítica ferina e ferrenha ao sistema, de modo indireto, através do questionamento da microfísica do poder (presente em todos os tempos e em qualquer regime político), as poetisas levaram a insubordinação ao extremo, rompendo com a exacerbação lírico-subjetiva própria da “produção feminina” de então – salvo raríssimas e isoladas exceções – e arcando com as consequências de suas transgressões, pois mexer em feridas era (e para muitos de nós continua sendo) mais importante do que entreter o leitor. Ao agirem desse modo (e incluo-me neste plural), articulamos uma estética nada convencional, convenhamos, e muito pouco “digestiva”, na verdade bastante indigesta: dissecamos as mortas-vivas verdades eternas e as dominações sutis que adoçavam (e infelizmente continuam adoçando) o massacre cultural diário não só de mulheres, mas de todos – sem exceção de sexo ou idade.
A alienação que subjaz na poesia da grande maioria das poetas, no século XX, tem íntima ligação com as suas próprias condições comportamental, econômica, social e sexual: até o início da década de 1990 as mulheres não eram sequer cidadãs, elas passam a trabalhar fora e a exigir direitos iguais... mas que direitos? Os únicos que ela conhecia, ou seja, as prerrogativas que lhes eram “concedidas” por uma sociedade patriarcal, provinciana, pseudamente moralista. Assim, a independência econômica não significou nem libertação, nem transformação nas condições sócio-políticas repressoras. Houve mudanças, sim – inegável –, muito mais, porém, no avanço das conquistas políticas que atingiam principalmente seu mundo exterior; no fundo, a mulher ideal continuava sendo a que ajudava o marido, inclusive trabalhando fora, a companheira do homem, seu braço direito, sua sombra – “atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher”, sentencia o provérbio.
Diante deste quadro, não é de se espantar que a mulher fosse incentivada a gostar de escrever poesias românticas, mais condizentes com sua pretensa natureza emotiva, sensível e pouco racional... – só sendo frágil seria respeitada. As mulheres reproduziam nos poemas o que sempre tiveram: um mundo repleto de ilusões, de desencantos, de passividade. Temas “fortes”, realistas, lhes eram vedados, porque a imagem pessoal podia ser confundida com a ficção que escreviam – aliás, até hoje, é bem frequente esta confusão da autora com suas personas/máscaras. Colombina, uma poetisa do começo do século passado, deixou relatos impressionantes sobre a pressão que sofreu ao ousar escrever uma poesia um pouco mais erotizada.
Foi somente a partir do final de 1978, em Presidente Prudente, no Brasil, que questionamentos rebeldes e inconformistas vieram à tona, através de uma poesia que usava ostensivamente a primeira pessoa – também vestígios dos movimentos de libertação feminista e homossexual –, sem medo de enfrentar as consequências de seu eu-lírico (pelo menos afastado do lirismo tradicional a que sempre esteve submersa), rompendo amarras, e partindo para uma combatividade que, às vezes, transformava-se em agressão. Não mais palavras comportadas ou a estrada dentro dos limites dos “temas permitidos”, de “bom-tom” para mulheres decentes. Os ídolos de barros quebravam-se, as máscaras caíam e surgia uma mulher totalmente nua, exposta, mostrando que seu decantado “mundo suave e perfeito” não passava de uma grande farsa a que se sujeitava por alheamento, medo, conformismo ou comodismo.
As mulheres que surgiram neste período assustaram bastante, “mulheres não escreviam poesia desta maneira” – ouvi muitas vezes... Pela primeira vez, porém, estávamos praticando o libelo poético de Manuel Bandeira: “não queremos mais lirismo que não seja libertação”. Enfocando os mecanismos de dominação, desde a educação para a submissão até a transmissão dessa cultura para seus sucessores, a produção dessas mulheres das Gerações 70, 80 e 90 insurge-se com o fato de terem que pedir permissão para viver, para sorrir, para sair ou para ter prazer; e a poesia, neste momento, foi de grande auxílio ao início de confronto, porque ajudou na busca da essência do agir, tão esquecido em geral pela literatura contemporânea, mais preocupada com sua narrativa do que com a escuta da linguagem.
Ao analisar esse susto, esse espanto, essa perplexidade, colocando a poesia feminina da época como uma ruptura da unidade e coerência da produção poética das mulheres dos anos anteriores. Níveis de ruptura de uma poesia podem ser claramente exemplificados: A referência explícita ao sexo, nos poemas publicados, deve ser entendida em sua devida perspectiva: não se trata de uma apologia ao amor sáfico ou ao auto-erotismo, porém de uma proposta bem mais geral: estas autoras estão assumindo o direito de não serem mero objeto de concepções socialmente institucionalizadas”. O enfoque erótico, tão ostensivo na época, era, como muito bem o poeta, tradutor e crítico literário Cláudio Willer percebia, não o avesso da moeda – do recato à libertinagem – mas provocação, uma resposta, enquanto questionamento a todas as violações da integridade feminina, da cama à mesa, sem deixar nenhum cômodo de fora.
Os estilos são bem diferentes entre Ana Cristina César, Ledusha Spinardi ou comparando Réca Poletti e Alice Ruiz, de Maria Amélia Mello e Ilma Fontes, ou entre Socorro Trindad e Márcia Frazão; todas, porém, de uma forma ou de outra, indagam poeticamente sobre o “eterno feminino” e suas heranças controladoras, com uma ironia desconstrutiva: através da exposição do ridículo ou das contradições, desmontava-se o grande cenário montado em torno da imagem da mulher – uma imagem virtual, nada real. Não mais deusas ou musas diáfanas, mas pessoas concretas, com insatisfações, revoltas e, até, desejos de vingança. A fala cotidiana não era, pois, uma estratégia de sedução; era a forma de exigir participação social, mas questionando os sentimentos e a afetividade, porque pensar e sentir não são duas etapas isoladas, mas dois termos de um único binômio. Uma “poesia de confronto”, como já designou Heloísa Buarque de Hollanda, de transgressão, de ajuste de contas, abrangendo material muito mais amplo do que o contido dentro do território da literatura.
Aliás, o maior mérito da poesia de homens e mulheres, nas Gerações 80, 90 e dos dias de hoje, está justamente neste amplo debate em torno não da técnica literária, ou da literatura como “veículo de comunicação” (absurdo dos absurdos), mas sim de questões paralelas que ensejaram principalmente – até hoje – a polêmica do agir poético na polis contemporânea. Nessa medida, creio que o estilo dessa poesia despertou e continua suscitando importantes questões filosóficas sobre as artes, tidas estas, não mais, pelo menos exclusivamente, como meros adornos para tornar nossa vida mais divertida ou agradável; mas consideradas, de lá pra cá, e cada vez com mais intensidade, como perguntas que colocam em cheque toda uma relação de poder do sistema com cada uma/um de nós. Levando a indagar a poesia como um desfiar de perguntas que conduzem a outras, dentro da articulação interminável deste deslocamento ininterrupto: desvelar, velar, revelar, renovando-nos pelo próprio movimento, sem armazenarmos soluções conceituais prévias.
Ajudando a clarificar o óbvio, antes que o esqueçamos, a poesia feminina do final dos anos 70 e da década de 1990, continua – através de um debate contínuo – descondicionando as nossas emoções dos rótulos que fabricam e comercializam uma realidade ilusória, construída de sentimentos artificiais já devidamente etiquetados com códigos de barra.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAU

pau-brasil em foto de Felipe Coelho Minha gente, não é de hoje que o dinheiro chama-se Pau, no Brasil. Você pergunta um preço e logo dizem dez paus. Cento e vinte mil paus. Dois milhões de paus! Estaríamos assim, senhor ministro, facilitando a dificuldade de que a nova moeda vai trazer. Nosso dinheiro sempre se traduziu em paus e, então, não custa nada oficializar o Pau. Nos cheques também: cento e oitenta e cinco mil e duzentos paus. Evidente que as mulheres vão logo reclamar desta solução machista (na opinião delas). Calma, meninas, falta o centavo. Poderíamos chamar o centavo de Seio. Você poderia fazer uma compra e fazer o cheque: duzentos e quarenta paus e sessenta e nove seios. Esta imagem povoa a imaginação erótica-maliciosa, não acha? Sessenta e nove seios bem redondinhos, você, meu chapa, não vê a hora de encher a mão! Isto tudo facilitaria muito a vida dos futuros ministros da economia quando daqui a alguns anos, inevitavelmente, terão que cortar dois zeros (podemos d

Trechos de Lavoura Arcaica

Raduan Nassar no relançamento do livro em 2005 Imagem: revista Usina             “Na modorra das tardes vadias da fazenda, era num sítio, lá no bosque, que eu escapava aos olhos apreensivos da família. Amainava a febre dos meus pés na terra úmida, cobria meu corpo de folhas e, deitado à sombra, eu dormia na postura quieta de uma planta enferma, vergada ao peso de um botão vermelho. Não eram duendes aqueles troncos todos ao meu redor velando em silêncio e cheios de paciência o meu sono adolescente? Que urnas tão antigas eram essas liberando as vozes protetoras que me chamavam da varanda?” (...)             “De que adiantavam aqueles gritos se mensageiros mais velozes, mais ativos, montavam melhor o vento, corrompendo os fios da atmosfera? Meu sono, quando maduro, seria colhido com a volúpia religiosa com que se colhe um pomo. E me lembrei que a gente sempre ouvia nos sermões do pai que os olhos são a candeia do corpo. E, se eles er

O Visionário Murilo Mendes

Retrato de Murilo Mendes (1951) de Flávio de Carvalho Hoje completaram-se 38 anos de seu falecimento Murilo Mendes, uma das mais interessantes e controvertidas figuras do mundo literário brasileiro, um poeta difícil e, por isso mesmo, pouco divulgado. Tinha uma personalidade desconcertante, sua vida também constitui uma obra de arte, cheia de passagens curiosas de acontecimentos inusitados, que amava Wolfgang Amadeus Mozart e ouvia suas músicas de joelhos, na mais completa ascese mística, não permitindo que os mais íntimos se acercassem dele nessas ocasiões. Certa vez, telegrafou para Adolph Hitler protestando em nome de Mozart contra o bombardeio em Salzburgo. Sua fixação contemplativa por janelas foi assunto do cronista Rubem Braga. Em 1910, presenciou a passagem do cometa Halley. Sete anos depois, fugiu do internato para assistir ao brilho de outro cometa: Nijinski, o bailarino. Em ambos os casos sentiu-se tocado pela poesia. “Na