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Realidades cruéis e humanidade

 

“Peguei de novo o trem (o último por sinal) e algum tempo depois estava de volta ao necrotério. Tirei a jaqueta, deitei-me, resignei-me à minha irremediável condição de morto. Não tinha outra coisa que fazer.”

(“Morto, sem Dúvida”, Herberto Sales)

Percorrendo caminhos que vão do convencional ao absurdo, a temática de Herberto Sales é diversificada. Em todos os textos, porém, sejam romances ou contos, há um elo de ligação, que define a proposta literária do escritor: a denúncia das deficiências da sociedade contemporânea.

O abuso de poder dos coronéis nordestinos, a vida precária dos garimpeiros e madeireiros, a fragilidade de pessoas-mitos familiares, a estúpida burocracia oficial e empresarial, as obsessões do ser humano, o consumismo alienante, o estreito controle estatal sobre o indivíduo – estes alguns dos alvos da crítica de Herberto Sales, que questiona, sem partidarismos, toda forma de degradação humana.

Atento observador da sociedade, Herberto capta com sensibilidade as várias linguagens do povo, desde o simples falar de garimpeiros até o “idioma” dos jovens da cidade. Pela maneira de se expressar de seus personagens ficam registradas suas diferenças – culturais, regionais ou etárias.

Herberto Sales acredita no ser humano e, por isso, sua crítica é construtiva, um alerta para as consequências das falhas humanas. Às vezes pode ferir, quando diz suas verdades. Mas não deixa de usar seu senso de humor, no momento oportuno.

Desmascaramento da sociedade

Esse fato o de causar no leitor do conjunto da obra de Herberto Sales, num primeiro momento, uma sensação de estranhamento. Não parece ser o mesmo o escritor de Cascalho e de O Fruto do Vosso Ventre, tão diversa é a temática de ambos, mas sem dúvida é aparentada a linguagem a sintaxe, o estilo. Além disso, ao leitor atento não escaparão os caminhos internos da sua produção: a temática dos romances é explicitada aqui e ali nos contos, os contos antevêm um romance posterior, uns e outros apresentam uma unidade quanto ao sentido crítico em face da realidade captada em pormenor.

Os temas se entrecruzam, os expedientes formais são levados às últimas consequências. A decadência presente no plano econômico, em Cascalho, é retomada na velhice de Dados Biográficos do Finado Marcelino; a linguagem bíblica esboçada em uma das narrativas de O Lobisomem e Outros Contos Folclóricos (“Lenda do Amor Indígena”) é a grande sacada de O Fruto do Vosso Ventre, em cujo capítulo final se descortina numa representação apocalíptica, a solução para o disparate da burocracia limitadora que, por seu turno, havia sido destacada em vários contos de livros anteriores (por exemplo, “O Conselho”, de Histórias Ordinárias).

Crítica e avaliação da vida

Todavia, se nas mais simples histórias a crítica se faz presente e, muitas vezes, revestida de grande mordacidade, mesmo nas narrativas mais contundentes existe uma aparente equidistância que, avessa à compreensão mecânica do homem, questiona todas as formas de degradação sem partidarismos ou idéias apriorísticas. O narrador de Cascalho não é mais piedoso com as injustiças cometidas pelos garimpeiros uns contra os outros, do que com as praticadas pelos abastados senhores, castiga-os a todos com sua crítica feroz, porém discreta, mediante o uso da ironia e da sutileza.

Em outras oportunidades, retira do sem-sentido das situações a avaliação da vida e de sua qualidade precária como ocorre nos contos de Uma Telha de Menos. Veja-se como, em “Morto, sem Dúvida”, a própria vida é contestada diante da convencionalidade da morte ou, em “O Resgate”, como os mais humildes são vergonhosamente ludibriados com autorização e estímulo legal.

Do absurdo das situações colhidas na realidade cotidiana para imaginação de outras, ainda não ocorridas, mas que são as últimas consequências do atual estágio da sociedade, é um pequeno passo, principalmente para quem está atento às notícias diárias. Colocando-as sob análise e extrapolando para além do imediato através da imaginação criadora, pode-se compor uma sociedade ainda mais aterradora que as existentes, onde o espaço para a liberdade se limita assustadoramente e a burocracia impera sem qualquer atenuante. É o que fizeram Aldous Huxley, em Admirável Mundo Novo, e George Orwell, em 1984 e A Revolução dos Bichos.

Alerta contra realidades desumanas

Entre nós, afora algumas tímidas tentativas como, por exemplo, a Fazenda Modelo, de Chico Buarque de Holanda (evidentemente metáfora do Brasil sob repressão e ditadura), só Herberto Sales ousou navegar por mares de hipóteses que, se são aterradoras em sua crueza, prestam-se ao alerta e, em última instância, a que se impeça a continuidade de realidades tão desumanas.

A denúncia está presente em toda sua radicalidade em O Fruto do Vosso Ventre e em Einstein, o Minigênio, que têm sua origem em fatos como a explosão populacional, o controle da natalidade compulsória e à margem dos interesses dos povos, os bancos de sêmen, a produção genética de gênios, a construção de uma raça superior etc. Mas, se esse é o quadro notório, o pano de fundo, que em absoluto não escapa ao autor, é o próprio crescimento da sociedade capitalista, burocrática e autoritária, de todas as nuanças ideológicas.

Crença na humanidade

Ligado profundamente ao neo-realismo das décadas de 30 e 40, Herberto Sales nunca abandonou esses parâmetros em sua forma de escrever e abordar os assuntos mais variados, tendo sempre por horizonte a crença na humanidade, algumas vezes expressa, como no final de O Fruto do Vosso Ventre, numa verdadeira declaração de fé, que, se é destituída de qualquer mística religiosa, foi justamente a imagem dela que recorreu como expediente literário.

Crítico preocupado em remexer as mínimas chagas, jamais se descuidou da construção rigorosa de suas narrativas, tanto de ponto de vista linguístico como do estrutural, o que é atestado pelas constantes reelaborações de seus romances, na busca da melhor forma de expressão. Enfim, entrega-se com amorosa dedicação às histórias que conta porque acredita ser esse o seu modo de interferir no andamento do mundo. E é.


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