Pular para o conteúdo principal

3º Salão do Livro de Pres. Prudente




 
 
Cartaz do 3º Salão do Livro 






Programação Geral

 

Abertura oficial - Praça de Alimentação

18, quinta, às 20h | Banda Marcial Colégio Cristo Rei

Papo de Autor, no Espaço Cultural Matarazzo

Atividade destinada à interação entre escritor e público. Entrevista descontraída, bate-papo e autógrafo.
·      19, sexta-feira, às 13h30 | Autores Prudentinos (APE) Rubens Shirassu Júnior e Carlos Freixo| Participação dos adolescentes da Fundação Mirim de Presidente Prudente. No mesmo dia, a partir das 19h30, Rubens Shirassu Júnior estará conversando com o público em geral e autografando o livro “Cobra de Vidro” no stand da A.P.E (Associação Prudentina de Escritores) dentro do salão do livro.

(APE) - Rubens Shirassu Júnior

Rubens Shirassu Júnior, prudentino, jornalista e escritor, o conto “O Descobrimento de Augusto” é selecionado entre os 14 melhores do Estado, “Não se Olha, Mariposa” é incluída no livro “Coisas da Gente d`Aqui”. Nos anos 80 e 90, seus textos são publicados na imprensa alternativa do Brasil, escreveu também “Oriente-se – Manual de Procedimentos no Japão”, “Muito Macho na Cozinha e Outras Crônicas”, e em 2012 “Cobra de Vidro.

(APE) - Carlos Francisco Freixo

Carlos Francisco Freixo, luso-brasileiro cursou Letras e Pedagogia na UNOESTE onde lecionou por 25 anos Literatura e Teoria Literária, lecionou no SESI por 21 anos. Escreveu “Nove meses mais (toda a vida)”, “Minha Hora Plena” e “Cacófatos histéoricos” todos de poesia. Presidente da Associação Prudentina de Escritores-APE, seus projetos futuros são os livros “Mote Musical”, “Cronos e Cromos”, “Mambembe” e “Pequena Fantasia de uma Rosa” (infantil).

 

·      19, sexta, às 19h30 | Juan Pablo Villa Lobos | Mediação: Henrique Chagas

Juan Pablo Villalobos

Escritor mexicano. Atualmente mora no Brasil. Autor do romance Fiesta en la madriguera (Anagrama, Espanha), publicado no Brasil como Festa no covil (Companhia das Letras), traduzido para 14 idiomas. Selecionado como livro do ano nas listas de The Daily Telegraph e The New Statesman, Inglaterra. Escreve para diferentes revistas e blogs do México, Espanha, Colômbia, Argentina, Reino Unido e Estados Unidos.

·      20, sábado, às 16h | Fernando Bonassi | Mediação: Denilson Biguete

Fernando Bonassi

Fernando Bonassi é da Mooca, em São Paulo. Roteirista, dramaturgo, cineasta e escritor de diversas obras pelas grandes editoras como: Ed. Objetiva e Cosac & Naify, no cinema, roteirizou Os Matadores, Estação Carandiru, Cazuza, e Lula, o Filho do Brasil. Também escreveu para o teatro. Tem diversos prêmios como roteirista e dramaturgo, além de textos em antologias na França, EUA e Alemanha. É roteirista do seriado FORÇA TAREFA junto com Marçal Aquino da Rede Globo de Televisão.

 

·      20, sábado, às 19h30 | Arthur Dapieve | Mediação: Lincoln César

Arthur Dapieve

É professor universitário, jornalista, escritor e editor. Leciona Jornalismo e Cinema na PUC-Rio. Escreveu para o Jornal do Brasil, da Veja Rio, de O Globo e do site NO. Assina uma coluna semanal no “Segundo Caderno” do jornal O Globo desde 1993. Entre seus livros estão: BRock – O rock brasileiro dos anos 80, Renato Russo – O trovador solitário, e o romance De cada amor tu herdarás só o cinismo.

 

·      21, domingo, às 15h30 | Laura Conrado | Mediação: Lincoln César

Laura Conrado

Freud, me tira dessa! narra com humor e sensibilidade a trajetória da menina Catarina, uma jovem disposta a rever suas escolhas e que busca ajuda na psicoterapia. No auge de sua angústia Catarina se apaixona pelo terapeuta e recorre ao pai da Psicanálise para sair dessa. O livro é um dos melhores no gênero chick-lits – direcionado às mulheres - do país lançados em 2012. Prêmio Jovem Brasileiro na categoria destaque na Literatura.

 

·      21, domingo, às 19h30 | Paulo Lins | Mediação Celso Aguiar

Paulo Lins

Paulo Lins é poeta, romancista, roteirista de cinema e professor licenciado em Língua Portuguesa e Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicações:

Sob o Sol: livro de poemas. Cidade de Deus, adaptado para o cinema com quatro indicações para o Oscar. Esses Poetas: livro de poemas com seleção e organização de Heloisa Buarque de Holanda.

 

23, terça, às 16h | Autores Prudentinos (APE) | Participação alunos da Escola Estadual Comendador Tannel Abud

(APE) - Emília de Matos Maltempi

Emilia é natural de Presidente Prudente, cursou Letras pela Faculdade de Ciências e Letras na Instituição Toledo de Ensino. Aos cinquenta anos descobriu o gosto pela rima e pela poesia. Lançou em 2005 Minhas Pérolas e em 2010 Jogo de Palavras.

    (APE) - Jesus de Burarama

Jesus de Burarama é promotor cultural há 30, coordenador de projetos da Delegacia Regional de Cultura e Coordenador da Oficina Cultural Regional Timochenco Wehbi, ligados à Secretaria de Estado da Cultura. É arte-educador, caipirólogo e cordelista. Em 2010 publicou A história do caipira (de Jeca Tatu aos Sem-Terras).

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAU

pau-brasil em foto de Felipe Coelho Minha gente, não é de hoje que o dinheiro chama-se Pau, no Brasil. Você pergunta um preço e logo dizem dez paus. Cento e vinte mil paus. Dois milhões de paus! Estaríamos assim, senhor ministro, facilitando a dificuldade de que a nova moeda vai trazer. Nosso dinheiro sempre se traduziu em paus e, então, não custa nada oficializar o Pau. Nos cheques também: cento e oitenta e cinco mil e duzentos paus. Evidente que as mulheres vão logo reclamar desta solução machista (na opinião delas). Calma, meninas, falta o centavo. Poderíamos chamar o centavo de Seio. Você poderia fazer uma compra e fazer o cheque: duzentos e quarenta paus e sessenta e nove seios. Esta imagem povoa a imaginação erótica-maliciosa, não acha? Sessenta e nove seios bem redondinhos, você, meu chapa, não vê a hora de encher a mão! Isto tudo facilitaria muito a vida dos futuros ministros da economia quando daqui a alguns anos, inevitavelmente, terão que cortar dois zeros (podemos d

Trechos de Lavoura Arcaica

Raduan Nassar no relançamento do livro em 2005 Imagem: revista Usina             “Na modorra das tardes vadias da fazenda, era num sítio, lá no bosque, que eu escapava aos olhos apreensivos da família. Amainava a febre dos meus pés na terra úmida, cobria meu corpo de folhas e, deitado à sombra, eu dormia na postura quieta de uma planta enferma, vergada ao peso de um botão vermelho. Não eram duendes aqueles troncos todos ao meu redor velando em silêncio e cheios de paciência o meu sono adolescente? Que urnas tão antigas eram essas liberando as vozes protetoras que me chamavam da varanda?” (...)             “De que adiantavam aqueles gritos se mensageiros mais velozes, mais ativos, montavam melhor o vento, corrompendo os fios da atmosfera? Meu sono, quando maduro, seria colhido com a volúpia religiosa com que se colhe um pomo. E me lembrei que a gente sempre ouvia nos sermões do pai que os olhos são a candeia do corpo. E, se eles er

O Visionário Murilo Mendes

Retrato de Murilo Mendes (1951) de Flávio de Carvalho Hoje completaram-se 38 anos de seu falecimento Murilo Mendes, uma das mais interessantes e controvertidas figuras do mundo literário brasileiro, um poeta difícil e, por isso mesmo, pouco divulgado. Tinha uma personalidade desconcertante, sua vida também constitui uma obra de arte, cheia de passagens curiosas de acontecimentos inusitados, que amava Wolfgang Amadeus Mozart e ouvia suas músicas de joelhos, na mais completa ascese mística, não permitindo que os mais íntimos se acercassem dele nessas ocasiões. Certa vez, telegrafou para Adolph Hitler protestando em nome de Mozart contra o bombardeio em Salzburgo. Sua fixação contemplativa por janelas foi assunto do cronista Rubem Braga. Em 1910, presenciou a passagem do cometa Halley. Sete anos depois, fugiu do internato para assistir ao brilho de outro cometa: Nijinski, o bailarino. Em ambos os casos sentiu-se tocado pela poesia. “Na