Pular para o conteúdo principal

Paulo Lins e a "Neofavela"


 
 
 
 
 
         Quando Paulo Lins escreveu Cidade de Deus imaginou o sucesso e o impacto, tudo que o livro poderia render para si próprio e o seu entorno. Já tinha essa perspectiva, antes do livro ser lançado e, por isso, não desistiu. Sabia com a maior clareza que estava fazendo alguma coisa que ia ser fora do normal e iria repercutir. Seu romance virou filme pelas mãos de Fernando Meirelles e fez muito sucesso no Brasil e no exterior. Pela qualidade de seu primeiro romance, o mundo das letras considerou um marco da prosa contemporânea brasileira e um dos escritores mais respeitados da atualidade. Conforme declarou em 21 de outubro, último domingo, na sala Bate-Papo com o Autor”, mediação de Celso Aguiar, às 19h30, no 3º Salão do Livro de Presidente Prudente, Centro de Eventos IBC, na Rua Hugo Lacorte Vitale, Nº 46, Vila Furquim.
         Nascido no Rio de Janeiro na década de 50, Paulo Lins cresceu na favela carioca Cidade de Deus e apaixonou-se, ainda criança, pela literatura. Nos anos 80, fez parte de alguns grupos de poesia e se formou em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que lançou seu primeiro livro de poesias que se chama Sobre o Sol, de 1986. Além de poeta, Paulo Lins trabalha como professor, roteirista de televisão e de filmes como Quase 2 Irmãos, Orfeu, entre outros. Sua mais recente criação é o roteiro para o filme Faroeste Caboclo, baseado na letra da música de mesmo nome do Legião Urbana.
         Paralelamente ao trabalho literário, militou em diversos movimentos no bairro onde cresceu: um dos fundadores do cineclube, participou do movimento negro, da associação dos moradores e ainda desenvolveu aulas no bairro. Esse contato com a comunidade facilitou o trabalho de pesquisa antropológica sobre criminalidade, desigualdade social, dinâmica social e as classes populares que fazia na favela para a antropóloga Alba Zaluar. Incentivado por ela, que notou a predisposição e criatividade de Lins às palavras do que para a antropologia, e também pelo crítico literário Roberto Schwarz, os oito anos de pesquisa acabaram servindo de base para um romance (Cidade de Deus) que iria causar um giro de 350 graus na sua vida.
        
A Dinâmica Social das Favelas
 
 
         Além do mais, a favela tornou-se um lugar rico, porque cresceu muito. É por isso que a favela é igual à senzala e a neo-favela é igual aos Quilombos. Ela agora tem um comércio interno, tem mercado, tudo lá dentro criado pelos próprios moradores, e tem grandes empresas e muito dinheiro com o tráfico de drogas que emprega um volume grande de gente. Tem o comércio de ferro velho que vende peças roubadas, há a feira de Acari…E existe a classe média que vai lá para gastar dinheiro, para ir a festas, para namorar. Na favela antiga a classe média não ia de jeito e maneira!
 
Heloísa Buarque de Hollanda: Na nova cultura produzida pela periferia a literatura tem vez?
Paulo Lins: O problema é que não existe escritor que não leia, isso é impossível! Se não se tem leitura, se não se tem bibliotecas, não aparece o escritor. As bibliotecas da Escola não são dinâmicas, não atraem. E não basta ir ao cinema, ao teatro, sem ler não há o gosto, o senso crítico do escritor. O único escritor da periferia que eu poderia citar é o Ferrez que escreveu Capão Pecado. Às vezes surge um escritor independente parecendo que vai acontecer, mas não acontece.
Heloisa Buarque de Hollanda: O que você acha do Rap como conscientização? O rap tem impacto político na favela?
Paulo Lins: A música sempre teve esse lado social. Não estou pensando no samba porque o samba não tem isso. Mas a MPB, a música da elite, como a do Chico Buarque, do Taiguara, as músicas cabeça que eles faziam tinham todas esse lado conscientizante, engajado...
Heloisa Buarque de Hollanda: O Rap tem o mesmo imput político do que a MPB? Ou é uma outra coisa?
Paulo Lins: A diferença é que o Rap fala de dentro. Como foi o meu caso. O Rap fala com sua própria linguagem, sobre os seus problemas e os da própria comunidade, e isso é interessantíssimo! O Mano Brown vendeu três milhões de discos sem aparecer na televisão, sem mídia nenhuma. Ninguém conhece a cara dele! Vendeu tudo isso nas favelas, rodou o Brasil inteiro! Várias pessoas saíram da criminalidade por causa do Rap, do Hip Hop, da break dance... Dançam, ouvem aquelas letras imensas, barrocas, que falam da realidade deles, o cara acaba rejeitando a criminalidade. Os rappers são os ídolos das crianças na favela. Tudo isso está valendo a pena fazer. Tem o MVBill que está fazendo um trabalho maravilhoso…
Heloisa Buarque de Hollanda: Você encontra equivalência desse tipo de trabalho fora do eixo Rio-São Paulo?
Paulo Lins: Encontra. Fui a um show de rap em Pelotas impressionante. Um monte de maluco, aquela negada toda dançando rap com consciência...Depois, eles vão aos hospitais, às escolas, fazem bibliotecas. Cada um dá uma grana, é trabalho de mutirão mesmo!
Heloísa Buarque de Hollanda: O que você acha que vai ser do Brasil daqui a 20 anos?
Paulo Lins: Eu estou muito otimista, acho que agora chegamos num momento que ficou claro que essa intolerância não dá mais. Que a segregação social e racial não dá certo. O próprio sistema de informação, mais ágil, acaba dando uma consciência de que não dá para continuar tendo gente passando fome no País. Acho que está tendo uma tomada de consciência por parte das elites também. Até a própria Universidade está abrindo mais, está mais preocupada com trabalhos sociais. A própria eleição do Lula mostrou como está havendo hoje, no Brasil, um desejo de mudança muito grande. E isso vai acontecer.
 
 
(Fragmentos de uma entrevista à Heloisa Buarque de Hollanda)
 
 
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAU

pau-brasil em foto de Felipe Coelho Minha gente, não é de hoje que o dinheiro chama-se Pau, no Brasil. Você pergunta um preço e logo dizem dez paus. Cento e vinte mil paus. Dois milhões de paus! Estaríamos assim, senhor ministro, facilitando a dificuldade de que a nova moeda vai trazer. Nosso dinheiro sempre se traduziu em paus e, então, não custa nada oficializar o Pau. Nos cheques também: cento e oitenta e cinco mil e duzentos paus. Evidente que as mulheres vão logo reclamar desta solução machista (na opinião delas). Calma, meninas, falta o centavo. Poderíamos chamar o centavo de Seio. Você poderia fazer uma compra e fazer o cheque: duzentos e quarenta paus e sessenta e nove seios. Esta imagem povoa a imaginação erótica-maliciosa, não acha? Sessenta e nove seios bem redondinhos, você, meu chapa, não vê a hora de encher a mão! Isto tudo facilitaria muito a vida dos futuros ministros da economia quando daqui a alguns anos, inevitavelmente, terão que cortar dois zeros (podemos d

Trechos de Lavoura Arcaica

Raduan Nassar no relançamento do livro em 2005 Imagem: revista Usina             “Na modorra das tardes vadias da fazenda, era num sítio, lá no bosque, que eu escapava aos olhos apreensivos da família. Amainava a febre dos meus pés na terra úmida, cobria meu corpo de folhas e, deitado à sombra, eu dormia na postura quieta de uma planta enferma, vergada ao peso de um botão vermelho. Não eram duendes aqueles troncos todos ao meu redor velando em silêncio e cheios de paciência o meu sono adolescente? Que urnas tão antigas eram essas liberando as vozes protetoras que me chamavam da varanda?” (...)             “De que adiantavam aqueles gritos se mensageiros mais velozes, mais ativos, montavam melhor o vento, corrompendo os fios da atmosfera? Meu sono, quando maduro, seria colhido com a volúpia religiosa com que se colhe um pomo. E me lembrei que a gente sempre ouvia nos sermões do pai que os olhos são a candeia do corpo. E, se eles er

O Visionário Murilo Mendes

Retrato de Murilo Mendes (1951) de Flávio de Carvalho Hoje completaram-se 38 anos de seu falecimento Murilo Mendes, uma das mais interessantes e controvertidas figuras do mundo literário brasileiro, um poeta difícil e, por isso mesmo, pouco divulgado. Tinha uma personalidade desconcertante, sua vida também constitui uma obra de arte, cheia de passagens curiosas de acontecimentos inusitados, que amava Wolfgang Amadeus Mozart e ouvia suas músicas de joelhos, na mais completa ascese mística, não permitindo que os mais íntimos se acercassem dele nessas ocasiões. Certa vez, telegrafou para Adolph Hitler protestando em nome de Mozart contra o bombardeio em Salzburgo. Sua fixação contemplativa por janelas foi assunto do cronista Rubem Braga. Em 1910, presenciou a passagem do cometa Halley. Sete anos depois, fugiu do internato para assistir ao brilho de outro cometa: Nijinski, o bailarino. Em ambos os casos sentiu-se tocado pela poesia. “Na