Um dos poucos jornais que sobrevivem até hoje na região oeste do Estado de São Paulo é o Imparcial de Presidente Prudente. Mantém um público fiel desde agências de propaganda, fornecedores, prestadores de serviço e leitores tradicionais do diário que completou 74 anos de existência em 2 de fevereiro. Podemos dizer que, para os que militam ainda na imprensa escrita, o veículo tem o privilégio de manter a marca da credibilidade do público que ainda lê e consome a mídia impressa. Mesmo com as inovações da tecnologia digital que surgem de três em três meses, com o lançamento do e-readers (leitor de livros eletrônicos), uma boa opção para os leitores de e-books e, sem esquecer, das plataformas como a android para tablets. Esses acessórios e ferramentas que oferecem praticidade, leveza, compactação, limpeza, possuem construção sólida e resistente, além da textura agradável. Por outro lado, vendem uma imagem de frigidez, artificialidade e os fatos junto à linguagem gráfica pessoal tornam-se efêmeros, influenciados pelos modismos passageiros e frívolos, talvez, também pelo excesso de informação gerada principalmente pela grande vitrine do mundo virtual.
Mas na opinião de consultores e pesquisadores esses acessórios seriam complementação de uma plano de marketing, aliado à internet integrada aos novos formatos das comunicações televisiva e de vídeo.
Acreditamos que, tanto O Imparcial, entre outros jornais impressos, vão permanecer no mercado, porque existe um público leitor da faixa etária de 35 anos para cima que se adaptou à linguagem e ao tipo de informação concisa, clara e objetiva da Internet e, neste século, sente uma sensação de cansaço, de falta de concentração, paciência e stress em decorrência da perda de contato com o papel, que se associa ao calor natural da madeira, deriva da árvore e pertence à natureza.
Esse nicho de mercado, conforme demonstra o senso demográfico atingirá milhões em 2020, necessita ser estimulado para manter o hábito saudável de ler o jornal impresso, porém, os diretores e editorias de O Imparcial podem tanto usar a TV, onde cada setor, em pequenas chamadas entre 15 a 30 segundos esparsas ao dia, anunciando as principais chamadas e uma equipe na internet gerando informação, a mesma fórmula da radiofonia e, renovando o portal de notícias e, ao mesmo tempo, interagindo com os seus internautas, publicando os comentários mais importantes, entre sugestões e reclamações de Presidente Prudente. Parabéns aos diretores Adelmo Vanalli e Deodato da Silva, aos jornalistas, aos editores e aos demais funcionários.
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