Pular para o conteúdo principal

Pneuzinhos em Alta




Ilustração de R.S.Jr.










Devo confessar que, quando chegou o primeiro e-mail sugerindo que diminuísse o tamanho do meu “pneuzinho com amortecedor”, digo, da minha barriguinha (sim, ventre apenas os médicos usam e - parece - têm), fiquei meio preocupado. Era em português claro e objetivo que eu deixasse uma barriga escultural. Eu sempre me preocupei com o tamanho dela. Mas imaginei que descobriram que eu havia passado dos 40 anos e, ao contrário do cabelo com mechas brancas que fica ralo com a idade, o coitadinho estava nítido pela circunferência que lembra a atrevida barriguinha de chopp. Claro que comentei com os amigos. Mesmo caminhando 4 vezes por semana. Mas depois começaram a chegar outros e-mails. Um deles falava em reduzir em até 30 dias. Naquele dia, ao entrar no banho, ainda dei uma olhada para baixo e imaginei a coisa com menos 25 quilos. Não me pergunte a que conclusão cheguei.
Muito bem, de uns tempos para cá o convite e a oferta vêm aumentando dia a dia. Agora me mandam sugestões de um colete (do tamanho de uma caixa de sapatos) que vem com uma bomba (eu disse bomba) que precisa ser bombeada e apertada na hora H, no lugar G. Já pensou, no momento mais crítico a moça dizendo, bomba!, bomba. E você: xi, tá vazando, despencando tudo!
Descobri que o problema não é com a idade. E mais, que todos os e-mails vinham de um representante de Piracicaba. Meu compadre americano John Howard que me perdoe, mas desconfio que o problema do tamanho da barriguinha é neura vinda deles. Será que já mandaram esses e-mails para o Exterminador do Futuro, lá na Califórnia? E o Obama, será que recebe um recado por semana e, contrariado e descoberto, manda canhões de desaforo para o presidente da Coreia do Norte? Será que a maioria dos americanos tem a barriga pequena de fome como a maioria dos brasileiros?
Pois agora descobri que as minhas amigas (as femininas e as nem tanto) também têm recebido os mesmos e-mails: "Cristina, diminua a sua barriga em um mês." "Problemas de perda de roupa, Cristiane?" Tenho certeza de que você também já foi convidado(a) a diminuir o seu “pneuzinho de chopp”. Ou seja, os americanos nos acham mesmo uns coxões moles. E bolotas. Bolotas latinas, aquelas pequenas e com as pernas meio tortas. Sim, eles oferecem também serviços para qualquer órgão flácido que porventura tivermos lá embaixo, abaixo da linha do Equador.
E não adianta você responder ao e-mail escrevendo "remover", que a confusão pode aumentar. Eles vão te mandar outro: "Não disfarce, assuma e diminua!" Considerando que você também já foi agraciado(a) com as tais propostas e o seu pai também e a sua mãe (com todo o respeito) também, posso imaginar que um de vocês já caiu na tentação e entrou (epa!) na deles e enxugou a sua barriguinha, digo, seu calo sexual. Estou dizendo isso, porque queria saber qual é a vantagem, além do trabalho de ter de usar cintas, calças e cuecas tamanho GG. Será que os americanos não têm mais nada pra fazer a não ser se preocupar com o tamanho das nossas barrigas? E será que o Bill Gates (que, na verdade, foi quem inventou tudo isto) não pode inventar um anti-spam, uma espécie de anti-spa?







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAU

pau-brasil em foto de Felipe Coelho Minha gente, não é de hoje que o dinheiro chama-se Pau, no Brasil. Você pergunta um preço e logo dizem dez paus. Cento e vinte mil paus. Dois milhões de paus! Estaríamos assim, senhor ministro, facilitando a dificuldade de que a nova moeda vai trazer. Nosso dinheiro sempre se traduziu em paus e, então, não custa nada oficializar o Pau. Nos cheques também: cento e oitenta e cinco mil e duzentos paus. Evidente que as mulheres vão logo reclamar desta solução machista (na opinião delas). Calma, meninas, falta o centavo. Poderíamos chamar o centavo de Seio. Você poderia fazer uma compra e fazer o cheque: duzentos e quarenta paus e sessenta e nove seios. Esta imagem povoa a imaginação erótica-maliciosa, não acha? Sessenta e nove seios bem redondinhos, você, meu chapa, não vê a hora de encher a mão! Isto tudo facilitaria muito a vida dos futuros ministros da economia quando daqui a alguns anos, inevitavelmente, terão que cortar dois zeros (podemos d

Trechos de Lavoura Arcaica

Raduan Nassar no relançamento do livro em 2005 Imagem: revista Usina             “Na modorra das tardes vadias da fazenda, era num sítio, lá no bosque, que eu escapava aos olhos apreensivos da família. Amainava a febre dos meus pés na terra úmida, cobria meu corpo de folhas e, deitado à sombra, eu dormia na postura quieta de uma planta enferma, vergada ao peso de um botão vermelho. Não eram duendes aqueles troncos todos ao meu redor velando em silêncio e cheios de paciência o meu sono adolescente? Que urnas tão antigas eram essas liberando as vozes protetoras que me chamavam da varanda?” (...)             “De que adiantavam aqueles gritos se mensageiros mais velozes, mais ativos, montavam melhor o vento, corrompendo os fios da atmosfera? Meu sono, quando maduro, seria colhido com a volúpia religiosa com que se colhe um pomo. E me lembrei que a gente sempre ouvia nos sermões do pai que os olhos são a candeia do corpo. E, se eles er

O Visionário Murilo Mendes

Retrato de Murilo Mendes (1951) de Flávio de Carvalho Hoje completaram-se 38 anos de seu falecimento Murilo Mendes, uma das mais interessantes e controvertidas figuras do mundo literário brasileiro, um poeta difícil e, por isso mesmo, pouco divulgado. Tinha uma personalidade desconcertante, sua vida também constitui uma obra de arte, cheia de passagens curiosas de acontecimentos inusitados, que amava Wolfgang Amadeus Mozart e ouvia suas músicas de joelhos, na mais completa ascese mística, não permitindo que os mais íntimos se acercassem dele nessas ocasiões. Certa vez, telegrafou para Adolph Hitler protestando em nome de Mozart contra o bombardeio em Salzburgo. Sua fixação contemplativa por janelas foi assunto do cronista Rubem Braga. Em 1910, presenciou a passagem do cometa Halley. Sete anos depois, fugiu do internato para assistir ao brilho de outro cometa: Nijinski, o bailarino. Em ambos os casos sentiu-se tocado pela poesia. “Na