Pular para o conteúdo principal

A Tragédia do Teatro na Vida






Última foto de Artaud em março de 1948










“A tragédia no palco não me basta mais,
vou transportá-la para a minha vida”.

Antonin Artaud









Antonin Artaud é um dos gênios na área teatral que transportou a tragédia dos palcos para sua existência, numa forma singular e corajosa. Na infância, o talento deste inovador aparece em seus primeiros poemas com o pseudônimo de Louis des Attides, quando edita uma revista literária na escola onde estuda. É acometido de uma crise depressiva, que num impulso destrói alguns textos e passa, pela primeira vez, num sanatório em Marselha. Os anos seguintes são de internações sucessivas em sanatórios da França e da Suíça. Em 1921 estreia no teatro, num papel mudo ( “Les Scrupules de Sganarelle” ) e transcorre até o ano de 1934, participando de, aproximadamente, 18 montagens. Chega em edição comercial seu primeiro livro: “Trictrac du Ciel ” (1923), aderindo ao movimento surrealista e aparecendo nas telas como ator. Dois anos após, rompe com os surrealistas e funda o teatro Alfred Jarry com Roger Vitrac e Robert Aron vindo, um ano depois, as primeiras produções do teatro: atuação em filmes e a tarefa de escrever o roteiro para o filme “La Coquille et Le Clergyman”, com uma estreia escandalosa.
A partir da publicação do “Manifesto do Teatro da Crueldade” (1932), retorna a uma clínica para tratamento de desintoxicação. Fez tournées no México, Cuba e retorna à França em novembro de 36, para vários tratamentos de desintoxicação e dois livros no mercado: “Les Nouvelles Revélations de L´Étre” e “Voyages au Pays dês Tarahumaras.” Passeia na Irlanda, mas, com volta rápida à França, sendo internado por autoridades sob acusação de ataque a tripulantes. Artaud alega que se defendeu pela invasão noturna em seu camarote. No lançamento de sua obra “O Teatro e Seu Duplo” (tem uma nova edição pela LP&M Editores), Artaud não chega a participar de sua produção por estar internado num hospício em Paris, permanecendo até 1946. Da experiência vivida no asilo de Rodez escreve “Cadernos de Rodez”, ao mesmo tempo organiza-se um leilão de obras plásticas em seu benefício e faz uma gravação em fita de rolo, que se intitula “Para Acabar com o Juízo de Deus” num estúdio. A gravação é vetada pelo dono da rádio. Em 48, a transmissão de “Para Acabar...” estava marcada para 16 de janeiro, mas é censurada na véspera por ordem da direção. Formada a polêmica, a rádio consulta um comitê de artistas que ouve a gravação em 5 do mês seguinte. O comitê decide pela liberação, mas o diretor da rádio mantém a resolução inicial.
Em 4 de março de 1948, Artaud é encontrado morto em seu quarto do hospício de Ivry, um bairro de Paris. Estava portando câncer inoperável e recebeu permissão dos médicos para consumir laudano e cloral (como o ópio e a morfina) porque sentia dores terríveis. Nesta condição e consciente de seu fim iminente, Artaud anota numa ficha médica um testamento sobre seus direitos autorais e de que não queria uma morte banal.
A obra de Artaud, como é profundamente ligada ao inconsciente, merecia um ensaio crítico extenso, passando pelas áreas do xamanismo, antropologia, sociologia e psicologia, para que não haja falhas, pontos vagos, tornando o trabalho divergente e medíocre.
Profeticamente, leu e experimentou, na década de 20, tudo aquilo que faria a cabeça da contracultura ocidental na década de 60, como o Livro Tibetano dos Mortos, obras sobre misticismo, psiquiatria, antropologia, tarô, astrologia, yoga e acupuntura. Frequentou os bares de Paris durante a grande festa da geração perdida nos anos 20 e 30, mas não badalava, costumava  sentar-se no balcão só. Sentia-se feliz em seu mundo de alucinações.
Como escritor, ator, dramaturgo, poeta marginal e visionário, nos anos 30, concebeu um teatro onde não haveria nenhuma distância entre ator e plateia, todos seriam atores e fariam parte do processo, ao mesmo tempo. Queria devolver ao teatro a mágica e o poder do contágio. Desejava que as pessoas despertassem para o fervor, para o êxtase. Sem diálogo, sem análise. O contágio estabelecido pelo estado de êxtase. Uma vez abolido o palco, o ritual ocuparia o centro da plateia. Esse era o Teatro da Crueldade de Artaud, que tem um pouco a ver com uma concepção romântica da Web dos primeiros dias, da eliminação das distâncias e da democratização da informação. Naquele tempo, os artistas eram os visionários e intelectuais da época. Hoje, eles foram substituídos por cientistas, biólogos, historiadores - o que me parece até razoável num tempo em que software, biogenética, inteligência artificial, ciência cognitiva, etc., passam a ocupar um espaço tão grande.
Depois da morte, passou a ser festejado como o homem que fez explodir os limites da vanguarda ocidental e, até hoje, ninguém o superou em seus conceitos e em sua loucura. A mesma violência agressiva que o prejudicou e o afastou de seu tempo produziu o sucesso póstumo de suas ideias e sua  influência no teatro contemporâneo.
Por que será que alguém tão louco e tão distante de seu tempo, conseguiu influenciar toda a criação artística, filosófica e intelectual deste século e, ainda hoje, é um dos maiores referenciais para a atividade criadora? Em razão da complexidade de seu trabalho e de sua vida não restaram apenas obras de arte, mas uma presença singular, uma poética social, uma estética do pensamento, uma teologia da cultura, uma fenomenologia do sofrimento e, principalmente, um grande desconforto no pensamento contemporâneo.
Pelas dificuldades dos seus textos e encenação, poucos atores e diretores produziram peças de Antonin Artaud no Brasil. Entre os seletos profissionais, destaca-se o ator brasileiro Rubens Corrêa, que interpretou magistralmente Artaud, em 1986, no espetáculo Os Inumeráveis Momentos do Ser, com direção de Ivan de Albuquerque, no porão do teatro Ipanema no Rio de Janeiro. Essa montagem foi a mais marcante na carreira do ator mais premiado do Brasil. De 1994 a 2000, o ator John Vaz atuou no monólogo Artaud no Teatro Museu da República, no Rio. Numa nova versão do texto, que se chama Artaud – A Realidade é Doida, teve a interpretação de Marcos Fayad.



Escritos Visionários



“Há gritos intelectuais, gritos que provém da finesse da medula. É a isso que chamo, eu, de Carne. Não separe meu pensamento de minha vida. Refaço em cada uma das vibrações da minha língua todos os caminhos de meu pensamento em minha carne.”

( Posição da Carne )


“Ninguém mais sabe o que é viver, porque viver é afirmar-se em si mesmo, a todo instante, encarniçadamente e esse é o esforço que o homem de hoje não quer mais fazer.”


“Ali, onde outros propõem obras, não pretendo nada além de mostrar meu espírito.”


“Foi assim que uma sociedade degenerada inventou a psiquiatria para defender-se das investigações de algumas inteligências extraordinariamente lúcidas, cujas faculdades de adivinhação molestavam-na. Quem é o louco? O que é um alienado autêntico? É um homem que preferiu ficar louco, no sentido socialmente admitido, ao invés de prevaricar contra determinada ideia de honra humana.”


“A alma estrangulou os Maus Anjos e ela veio-me dizer isto aqui, mas os Maus Anjos e todo Anjo é o princípio de equivalência entre o espírito e a carne, quando não estão misturados. São os Anjos que fizeram o Mau, os Anjos o Inexistente que quer viver – o que não foi nem mesmo pensado mas que procura querendo se impor contra os procuradores.”


“A supressão do ser é a supressão do Masculino-Feminino. Não haverá mais nada disso.”


“O duplo do teatro é a vida, mas o duplo de mim é essa essência imperceptível que nunca quis saber de teatro nem de drama e que na vida interna do eu repele o drama com o qual o eu diante de cada pensamento deve merecer-se e se ganhar a si mesmo batalhando contra as larvas de seu espírito.”


“O materialismo histórico e dialético é uma invenção da consciência europeia. Entre o verdadeiro movimento da história e o marxismo há uma espécie de dialética humana que não concorda com os fatos. E pensamos que há quatrocentos anos a consciência europeia vive em meio a um imenso erro de fato.”

( Mensagens Revolucionárias )




Clique no link abaixo e ouça a voz de Artaud:


http://www.youtube.com/watch?v=qhxbVaIN7KI&feature=youtu.be





Referências Bibliográficas:


WILLER, Claudio. Seleção, Notas, Tradução e Prefácio. Escritos de Antonin Artaud. Coleção Rebeldes & Malditos, Volume 5, LP&M Editores, 3ª edição, 168 Páginas, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1986;

COELHO, Teixeira. Antonin Artaud: A Posição da Carne. Coleção Encanto Radical, Volume 16, 118 Páginas, 2ª Edição, Editora Brasiliense, São Paulo, 1983;

CLEINMAN, Betch. Artigo: Antonin Artaud e seu Duplo, páginas 51 a 57, revista Status, Nº 140, Editora Três, São Paulo, março de 1986.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAU

pau-brasil em foto de Felipe Coelho Minha gente, não é de hoje que o dinheiro chama-se Pau, no Brasil. Você pergunta um preço e logo dizem dez paus. Cento e vinte mil paus. Dois milhões de paus! Estaríamos assim, senhor ministro, facilitando a dificuldade de que a nova moeda vai trazer. Nosso dinheiro sempre se traduziu em paus e, então, não custa nada oficializar o Pau. Nos cheques também: cento e oitenta e cinco mil e duzentos paus. Evidente que as mulheres vão logo reclamar desta solução machista (na opinião delas). Calma, meninas, falta o centavo. Poderíamos chamar o centavo de Seio. Você poderia fazer uma compra e fazer o cheque: duzentos e quarenta paus e sessenta e nove seios. Esta imagem povoa a imaginação erótica-maliciosa, não acha? Sessenta e nove seios bem redondinhos, você, meu chapa, não vê a hora de encher a mão! Isto tudo facilitaria muito a vida dos futuros ministros da economia quando daqui a alguns anos, inevitavelmente, terão que cortar dois zeros (podemos d

Trechos de Lavoura Arcaica

Raduan Nassar no relançamento do livro em 2005 Imagem: revista Usina             “Na modorra das tardes vadias da fazenda, era num sítio, lá no bosque, que eu escapava aos olhos apreensivos da família. Amainava a febre dos meus pés na terra úmida, cobria meu corpo de folhas e, deitado à sombra, eu dormia na postura quieta de uma planta enferma, vergada ao peso de um botão vermelho. Não eram duendes aqueles troncos todos ao meu redor velando em silêncio e cheios de paciência o meu sono adolescente? Que urnas tão antigas eram essas liberando as vozes protetoras que me chamavam da varanda?” (...)             “De que adiantavam aqueles gritos se mensageiros mais velozes, mais ativos, montavam melhor o vento, corrompendo os fios da atmosfera? Meu sono, quando maduro, seria colhido com a volúpia religiosa com que se colhe um pomo. E me lembrei que a gente sempre ouvia nos sermões do pai que os olhos são a candeia do corpo. E, se eles er

O Visionário Murilo Mendes

Retrato de Murilo Mendes (1951) de Flávio de Carvalho Hoje completaram-se 38 anos de seu falecimento Murilo Mendes, uma das mais interessantes e controvertidas figuras do mundo literário brasileiro, um poeta difícil e, por isso mesmo, pouco divulgado. Tinha uma personalidade desconcertante, sua vida também constitui uma obra de arte, cheia de passagens curiosas de acontecimentos inusitados, que amava Wolfgang Amadeus Mozart e ouvia suas músicas de joelhos, na mais completa ascese mística, não permitindo que os mais íntimos se acercassem dele nessas ocasiões. Certa vez, telegrafou para Adolph Hitler protestando em nome de Mozart contra o bombardeio em Salzburgo. Sua fixação contemplativa por janelas foi assunto do cronista Rubem Braga. Em 1910, presenciou a passagem do cometa Halley. Sete anos depois, fugiu do internato para assistir ao brilho de outro cometa: Nijinski, o bailarino. Em ambos os casos sentiu-se tocado pela poesia. “Na