Um
faturamento de 840 milhões de reais,
sendo
512 milhões em sites de busca e 330 milhões em banners
O percentual de brasileiros com
acesso à internet superou o número de pessoas sem conexão pela primeira vez,
revelou pesquisa realizada entre setembro de 2012 e fevereiro de 2013. 49% dos
entrevistados disseram ter acessado a web nos últimos três meses contra 45% que
nunca utilizaram a internet. Os outros 6% responderam ter se conectado há mais
de três meses. O número de casas com acesso à Internet também cresceu, indo de
36% em 2011 para 40% em 2012.
Por outro lado, o acesso em lan
houses caiu para 19%. Foram registrados 80,9 milhões de usuários de internet no
Brasil. Na classe A, a porcentagem com acesso manteve-se estável, com 94%, em
relação a 2011. Em todas as outras, B, C e D/E, foram registrados aumentos
nesse percentual. (IDGNow, dados TIC Domicílios 2012, colhidos pelo Centro de
Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, acesso 21.7.2013).
Propaganda
Em janeiro de 2012, foram veiculadas
mais de seis mil campanhas de 2.124 diferentes anunciantes, com crescimento de
39% em relação ao ano anterior. O número de peças publicitárias em formato
display passou de 20 mil, aumento de 69% em relação ao mesmo período do ano
anterior. (Convergência Digital, pesquisa IBOPE Nielsen Online, acesso em
28.2.2012).
O
investimento publicitário nos meios de comunicação no Brasil cresceu 10,17% de
janeiro a julho de 2012, comparado ao mesmo período de 2011. A internet
mostra-se o veículo com maior crescimento, de 15,46%. Em seguida, vem a TV por
assinatura, com aumento de 15,41% e cinema, com 14,2%. Jornais cresceram 2,93% no período. Dois
segmentos tiveram queda: guias e listas com 14,10%; e revistas, com recuo de
3,03%.
A TV aberta mantém-se na liderança
do share de mercado, com 64,88% do bolo publicitário. Em seguida, por ordem de
tamanho, estão Jornais (11,56%), revistas (6,05%), internet (5,14%) e TV por
assinatura (4,10%). Os que têm menos participação são guias e listas (0,92%) e
cinema (0,33%). (Fonte: IDGNow, dados do Projeto Inter-Meios, acesso
20.10.2012).
De 2011 a 2012, a queda do público
do Twitter, no Brasil, ultrapassou os 24%: foi de 12,916 milhões de acessos
únicos, em julho de 2011, para 9,774 milhões, no mesmo mês de 2012. É o que os
analistas chamam de “Efeito Orkut", hoje com 20,6 milhões de acessos,
queda de 43% em relação a 2011. Estima-se que o Twitter tenha pouco mais de 40
milhões de contas no Brasil. Levantamento da Enken mostra que cresceu de 20%
para 25% do total da base o número de usuários que não acessaram o microblog de
2011 a 2012. 40% dos usuários no Brasil têm entre um e cinco seguidores.
Nos três primeiros meses de 2012, a
internet classificou-se como a segunda mídia mais usada por anunciantes no
Brasil (atrás da TV aberta), com 12% do total (banners em sites+buscas). Um
faturamento de 840 milhões de reais, sendo 512 milhões em sites de busca e 330
milhões em banners. Em 2011, esses números foram, respectivamente, de 1,88
bilhão de reais e 1,45 bilhão. Na Europa e nos EUA, a mídia online respondeu
por 20% do mercado publicitário, em média. Na Inglaterra, chegou a quase 32% do
total.
Outra pesquisa mostra que a internet
está atrás de revista (360 milhões), jornal (777 milhões) e TV aberta (4,26
bilhões), não considerando o mercado de buscas. A diferença entre Internet e
revistas caiu de 93 milhões de reais no primeiro trimestre de 2011 para 30
milhões em 2012. (Fonte: IDGNow, pesquisas Interactive Advertising Bureau e do
Projeto Inter-Meios, acesso em 7.7.2012).
Entretenimento
e recreação foram os conteúdos mais acessados na internet pelos brasileiros
(58% dos internautas) - a pesquisa não define o período de tempo. Em segundo
lugar, ficaram os acessos para trabalhos escolares, estudo ou pesquisa, 40%.
Trocas de mensagens ou o uso da internet para conhecer pessoas ficaram na
terceira posição, 42%, seguidos por trabalho, 25%, atualização profissional,
19%, pesquisas em geral, 18% e download ou leitura de livros, 7%. (Fonte: Exame.com,
pesquisa IBOPE Inteligência, acesso em 20.6.2012).
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