Capa da edição do VI CLIPP de 2012
Em 2012, alcançou a marca de 1.015 inscrições e,
em torno
de dez países
Criado em 2007 para divulgar os novos
autores de Presidente Prudente e da região sudoeste do Estado de São Paulo, o
Clipp (Concurso Literário de Presidente Prudente) mostrou que não iria permanecer
tão quieto e tímido. Após cinco publicações consecutivas, na sexta edição,
superou as expectativas dos organizadores, júri e da equipe da Secretaria da
Cultura de Presidente Prudente, em vista do alto volume de textos advindos
desde o interior paulista, passando pelas regiões norte, sul, leste, oeste e
centro-oeste, alcançando a marca de 319 participantes, num total de 1.015 textos
inscritos provenientes de vários Estados do País e, em torno de dez países do
mundo. O que dificultou a escolha dos selecionadores que, infelizmente, tiveram
que optar pelo corte de muito material de alta qualidade, em razão das normas
quanto ao número estabelecido de páginas do livro.
No início, apresentava em seu teor editorial
poemas e prosas com influências da cultura caipira raiz, no estilo semelhante
de cordel, passando pelo parnasianismo, romantismo e, a partir dos números 5 e
6, respectivamente de 2011 e 2012, ocorreu uma renovação, tanto na linguagem e
na construção, seja de poesia, crônica, prosa poética ou conto, não se tratando
apenas da simplificação do coloquial ou popular, para agradar a uma faixa de
público leitor. Ficou nítido um novo modo de expressão, dotando os textos de
cada escritor e poeta dos atributos de expressividade de sua fala, formando um
painel de múltiplas vozes, estilos e, também, a visão particular de cada um
refletir sobre o universo que o rodeia.
Essas mudanças que aparecem no cenário,
exigem de seus organizadores um novo olhar para que o projeto editorial e
visual do CLIPP, cada vez mais, supere as necessidades dos habituais leitores
e, crie atrativos atrelados a projetos que estimulem a formação de novos
leitores, em parcerias com a Secretaria de Educação e Delegacia de Ensino, principalmente
com a aprovação de leis municipais e estaduais que incentivem a cultura, a
exemplo de conscientização e familiarização, de empresas e indústrias, com o
ProAc (Programa de Ação Cultural) ICMS, ao mesmo tempo, usando o bom marketing
cultural divulgando a cidade, como ponto de cultura diversa e de qualidade. Daqui
para frente, quem sabe, poderemos ler e ver no histórico dos guias de viagem e
turismo uma nota sobre a tradição cultural e literária de Presidente Prudente.
Mais
informações sobre o VII CLIPP, você
clica e acessa o link da página da Secretaria da Cultura da cidade logo abaixo:
INSCRIÇÕES ATÉ 31 DE
MAIO DE 2013
Confira
o regulamento no link abaixo:
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