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CLIPP procura formar a Face Literária






Capa da edição do VI CLIPP de 2012








Em 2012, alcançou a marca de 1.015 inscrições e,
em torno de dez países








Criado em 2007 para divulgar os novos autores de Presidente Prudente e da região sudoeste do Estado de São Paulo, o Clipp (Concurso Literário de Presidente Prudente) mostrou que não iria permanecer tão quieto e tímido. Após cinco publicações consecutivas, na sexta edição, superou as expectativas dos organizadores, júri e da equipe da Secretaria da Cultura de Presidente Prudente, em vista do alto volume de textos advindos desde o interior paulista, passando pelas regiões norte, sul, leste, oeste e centro-oeste, alcançando a marca de 319 participantes, num total de 1.015 textos inscritos provenientes de vários Estados do País e, em torno de dez países do mundo. O que dificultou a escolha dos selecionadores que, infelizmente, tiveram que optar pelo corte de muito material de alta qualidade, em razão das normas quanto ao número estabelecido de páginas do livro.
No início, apresentava em seu teor editorial poemas e prosas com influências da cultura caipira raiz, no estilo semelhante de cordel, passando pelo parnasianismo, romantismo e, a partir dos números 5 e 6, respectivamente de 2011 e 2012, ocorreu uma renovação, tanto na linguagem e na construção, seja de poesia, crônica, prosa poética ou conto, não se tratando apenas da simplificação do coloquial ou popular, para agradar a uma faixa de público leitor. Ficou nítido um novo modo de expressão, dotando os textos de cada escritor e poeta dos atributos de expressividade de sua fala, formando um painel de múltiplas vozes, estilos e, também, a visão particular de cada um refletir sobre o universo que o rodeia.
Essas mudanças que aparecem no cenário, exigem de seus organizadores um novo olhar para que o projeto editorial e visual do CLIPP, cada vez mais, supere as necessidades dos habituais leitores e, crie atrativos atrelados a projetos que estimulem a formação de novos leitores, em parcerias com a Secretaria de Educação e Delegacia de Ensino, principalmente com a aprovação de leis municipais e estaduais que incentivem a cultura, a exemplo de conscientização e familiarização, de empresas e indústrias, com o ProAc (Programa de Ação Cultural) ICMS, ao mesmo tempo, usando o bom marketing cultural divulgando a cidade, como ponto de cultura diversa e de qualidade. Daqui para frente, quem sabe, poderemos ler e ver no histórico dos guias de viagem e turismo uma nota sobre a tradição cultural e literária de Presidente Prudente.




Mais informações sobre o VII CLIPP, você clica e acessa o link da página da Secretaria da Cultura da cidade logo abaixo:





INSCRIÇÕES ATÉ 31 DE MAIO DE 2013


Confira o regulamento no link abaixo:








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