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País mascarado (5)

 

( Quinta Parte )

Tensão entre o exterior e o interior

A partir de Quarup, a batalha entre Deus e o diabo se transfere definitivamente da arena interior do homem para a arena social. E, nesse terreno, daí para a frente, o escritor-repórter fará a cobertura da luta. Mas o romancista que deu os primeiros passos na esteira do romance católico, preocupado com as grandes batalhas desenroladas na consciência do homem, não abandonará o terreno íntimo. A tensão entre a perspectiva externa do romance histórico-político e a perspectiva interna do romance intimista, com maior ou menor insistência, será uma característica dessa ficção, de Quarup a Sempreviva, sendo que neste último a opção parece ter sido mais radical, pelo filtro subjetivo dos acontecimentos históricos, contrariamente ao enfoque exterior, privilegiado em Reflexos do Baile.

Essa tensão entre o exterior e o interior se expressa, em Quarup (e também em Bar Don Juan), pela metáfora do centro. A busca do centro geográfico figura a busca de uma unidade nacional, o desejo de integração do país, mas é também, como diz Ferreira Gullar, busca de sentido para a vida de cada um. Assim é que, ao sair atrás da sua utopia, de um novo paraíso brotando do Brasil Central, ou, depois, de uma revolução sem violência, a partir do Nordeste, padre Nando está perseguindo o seu próprio centro, procurando definir a sua própria identidade que, como o centro geográfico, parece recuar à medida que a expedição se desloca, ou, quando alcançado, aparece minado pelas saúvas.

Utopia

Assim como as pessoas, perseguindo as suas próprias obsessões, alteram a vida social, as transformações sociais repercutem fundo nelas, obrigando-as a retraçar seus projetos individuais.

Por isso, depois do fracasso de 1964, reinventar a revolução exige um trabalho prévio, no sentido de descobrir caminhos novos dentro de si mesmo. Reinventar a revolução é para Nando reinventar o homem e os deuses. E, nessa nova invenção, ele aproveita algo do que aprendeu na igreja, entre os índios e com as mulheres, praticando a arte de amar.

 

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