O pensador austríaco em 2002
A atualidade do pai da educação sem escola
Hoje, Ivan
ILLich aparece como um inspirador dos que pretendem repensar a educação, a
partir de alguns dos aspectos que foram mais criativos e inovadores no campo,
como é o caso da educação de adultos.
Há um conceito na obra do pensador
austríaco confirmado pelos fatos: o de contraprodutividade. Hoje, claramente, os
sistemas escolares são contra-produtivos. Fabricam uma infância anormal,
problemas de aprendizagem, desfuncionalidades, subordinam a educação à
produtividade e àquilo que ele critica em termos de desenvolvimento. ILLich
pensa globalmente a educação, tendo como referência uma outra sociedade baseada
naquilo que ele chama a convivialidade ou convivencialidade, uma nova
referência. Nesse sentido, ele recupera o debate, a dimensão política e
filosófica da educação como questões centrais.
Fica a impressão que ILLich antecipou,
com grande lucidez, problemas que hoje estão em cima da mesa. Existe uma
possibilidade do ponto de vista da sociologia da educação, mostrar que há certa
convergência entre as ideias que ele enunciou e que apareciam – e ainda hoje
aparecem – como reflexões de um visionário, mas que estão totalmente em
convergência com a investigação empírica, aos problemas que defrontamos hoje
nos sistemas escolares e na educação em geral. Um pensador bastante atual e
deve ser relido e valorizado. Seu esquecimento seletivo deve-se pelo fato de
não ter uma utopia normativa, não faz parte dessa praga terrível que consiste
em indicar o caminho e logo fornecer imediatamente a solução. A normatividade
trava a possibilidade das pessoas inventarem por si próprias, impede-as de
apropriarem de forma criativa daquilo que aprendem e vivem.
Frases
“Uma sociedade convencional é uma
sociedade que oferece ao Homem a possibilidade de exercer uma ação mais
autônoma e mais criativa, com o auxílio das ferramentas menos controláveis
pelos outros.”
“A crise no ensino só pode ser resolvida
por uma inversão da estrutura institucional. Pode ser dominada somente se as
escolas atuais, com ou sem paredes, que preparam e autorizam programas para os
estudantes, forem substituídas por novas instituições, assemelhando-se mais às
bibliotecas e aos seus serviços anexos, que permitem, a quem quiser instruir-se,
ter acesso aos utensílios e aos encontros que lhe são necessários para aprender
a realizar as próprias escolhas.”
“As nossas atuais instituições são
crateras de alta pressão que, pela sua própria estrutura, contribuem para a
proliferação de profissões e de para-profissões hierarquizadas. As instituições
desejáveis, pela sua própria estrutura, obrigariam os dirigentes a permitir não
especialistas instruírem-se, tratarem-se, mudarem de casa, uns com os outros,
com a esperança de que as pessoas que tivessem participado uma vez numa dessas
atividades especializadas iniciariam outras pessoas nas funções que,
provisoriamente, estão nas mãos dos especialistas.”
SOCIEDADE SEM ESCOLAS
Ivan ILLich
Tradução
de Lúcia Mathilde Endlich Orth
Coleção
Educação e Tempo Presente
Volume
10
188
Páginas
7ª
Edição
Editora
Vozes
Petrópolis
– Rio de Janeiro
1985
A EXPROPRIAÇÃO DA SAÚDE
Nêmesis da Medicina
Ivan ILLich
Editora
Nova Fronteira
200
Páginas
SOCIEDADE
DESESCOLARIZADA
Ivan ILLich
Gênero:
Educação - Anarquismo
Editora
Deriva
114
Páginas
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