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Contraprodutividade






O pensador austríaco em 2002











A atualidade do pai da educação sem escola













            Hoje, Ivan ILLich aparece como um inspirador dos que pretendem repensar a educação, a partir de alguns dos aspectos que foram mais criativos e inovadores no campo, como é o caso da educação de adultos.
            Há um conceito na obra do pensador austríaco confirmado pelos fatos: o de contraprodutividade. Hoje, claramente, os sistemas escolares são contra-produtivos. Fabricam uma infância anormal, problemas de aprendizagem, desfuncionalidades, subordinam a educação à produtividade e àquilo que ele critica em termos de desenvolvimento. ILLich pensa globalmente a educação, tendo como referência uma outra sociedade baseada naquilo que ele chama a convivialidade ou convivencialidade, uma nova referência. Nesse sentido, ele recupera o debate, a dimensão política e filosófica da educação como questões centrais.
            Fica a impressão que ILLich antecipou, com grande lucidez, problemas que hoje estão em cima da mesa. Existe uma possibilidade do ponto de vista da sociologia da educação, mostrar que há certa convergência entre as ideias que ele enunciou e que apareciam – e ainda hoje aparecem – como reflexões de um visionário, mas que estão totalmente em convergência com a investigação empírica, aos problemas que defrontamos hoje nos sistemas escolares e na educação em geral. Um pensador bastante atual e deve ser relido e valorizado. Seu esquecimento seletivo deve-se pelo fato de não ter uma utopia normativa, não faz parte dessa praga terrível que consiste em indicar o caminho e logo fornecer imediatamente a solução. A normatividade trava a possibilidade das pessoas inventarem por si próprias, impede-as de apropriarem de forma criativa daquilo que aprendem e vivem.




Frases





            “Uma sociedade convencional é uma sociedade que oferece ao Homem a possibilidade de exercer uma ação mais autônoma e mais criativa, com o auxílio das ferramentas menos controláveis pelos outros.”




            “A crise no ensino só pode ser resolvida por uma inversão da estrutura institucional. Pode ser dominada somente se as escolas atuais, com ou sem paredes, que preparam e autorizam programas para os estudantes, forem substituídas por novas instituições, assemelhando-se mais às bibliotecas e aos seus serviços anexos, que permitem, a quem quiser instruir-se, ter acesso aos utensílios e aos encontros que lhe são necessários para aprender a realizar as próprias escolhas.”




            “As nossas atuais instituições são crateras de alta pressão que, pela sua própria estrutura, contribuem para a proliferação de profissões e de para-profissões hierarquizadas. As instituições desejáveis, pela sua própria estrutura, obrigariam os dirigentes a permitir não especialistas instruírem-se, tratarem-se, mudarem de casa, uns com os outros, com a esperança de que as pessoas que tivessem participado uma vez numa dessas atividades especializadas iniciariam outras pessoas nas funções que, provisoriamente, estão nas mãos dos especialistas.”










SOCIEDADE SEM ESCOLAS
Ivan ILLich
Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth
Coleção Educação e Tempo Presente
Volume 10
188 Páginas
7ª Edição
Editora Vozes
Petrópolis – Rio de Janeiro
1985












A EXPROPRIAÇÃO DA SAÚDE
Nêmesis da Medicina
Ivan ILLich
Editora Nova Fronteira
200 Páginas














SOCIEDADE DESESCOLARIZADA
Ivan ILLich
Gênero: Educação - Anarquismo
Editora Deriva
114 Páginas













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